Notícias

Programa Soja Plus Goiás: revisitas técnicas para o melhoramento contínuo das propriedades começam hoje

Flamerson Dias de Oliveira - Caldas Novas/GO

Flamerson Dias de Oliveira – Caldas Novas/GO

A ABIOVE em parceria com a CARGILL e o Instituto BioSistêmico – IBS iniciou as revisitas técnicas aos produtores atendidos pelo Programa Soja Plus Goiás. São 34 propriedades atendidas em 17 municípios que recebem orientações para melhorar de forma gradativa e contínua a gestão ambiental, social e econômica da fazenda de acordo com planos de ações elaborados pelos supervisores de campo.

Este trabalho permite que o produtor seja capaz de visualizar com maior clareza os pontos de melhoria em sua propriedade, além de esclarecer dúvidas sobre a execução do plano de ação proposto. Conforme explica a coordenadora técnica do Soja Plus GO, Débora Marchini, é realizado um diagnóstico completo da propriedade rural para identificar as adequações necessárias, para tanto são avaliados 180 indicadores socioambientais.

Para Bernardo Pires, Coordenador do Soja Plus Brasil, “identificamos quais são os principais entraves e desafios a serem superados e depois agimos no intuito de transformar a fazenda em modelo de produção e sustentabilidade”.

As revisitas técnicas serão reiniciadas a partir de hoje (25/03) para o acompanhamento da evolução dos indicadores e destaca que os produtores recebem um relatório detalhado com os principais desafios e oportunidades de melhoria. Desta forma, ele conseguir definir quais serão seus próximos passos para tornar a produção de soja cada vez mais sustentável. Nosso objetivo é motivar e orientar os produtores para o desenvolvimento de atividades de melhoria continua.

Nos próximos 3 meses (abril a junho) serão realizados treinamentos e capacitações coletivas para os produtores atendidos pelo Programa Soja Plus em Goiás. Essas ações têm como objetivo motivar e orientar os produtores no cumprimento das rigorosas legislações sociais e ambientais que normatizam as atividades rurais no Brasil.

As linhas temáticas de ação compreendem: qualidade de vida no trabalho, melhores práticas de produção agrícola, viabilidade financeira e econômica, qualidade do produto e responsabilidade social.

O Programa Soja Plus está presente nos principais estados sojicultores, a saber: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia e Goiás, trata-se de um programa voluntário e adequado à realidade do produtor nacional e com todas as ações de capacitação, materiais e assistência técnica gratuita para os produtores participantes.

Desde 2011, o Soja Plus realizou assistência técnica em 2.147 fazendas. As propriedades inscritas no Soja Plus produzem 9,43 milhões de toneladas de soja, o que representa cerca de 8% da produção brasileira da oleaginosa.

Em área, o Soja Plus abrange aproximadamente 2,9 milhões de hectares. Neste período, foram investidos recursos financeiros da ordem de R$ 21 milhões de reais diretamente nas fazendas.

Cabe ressaltar que o Soja Plus conta com 25 profissionais diretamente envolvidos em sua operacionalização, sendo que a infraestrutura das instituições envolvidas não está contabilizada nos investimentos citados.

O Soja Plus tem buscado parceria para concretizar novas expansões, a exemplo dos estados de Tocantins, Maranhão e Paraná.

Voltar ao topo