Notícias

Programa Soja Plus completa 10 anos de atividades no Brasil

Programa de gestão econômica, social e ambiental da propriedade rural brasileira, o Soja Plus inicia o 10º de atividades, com atuação consolidada nos principais Estados sojicultores do Brasil: Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Piauí. Em 2021, o programa tem perspectiva de ampliação para o Estado de Tocantins.

Instituído em 2011 por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT), o Soja Plus se tornou o maior programa de assistência técnica privado do Brasil. Nestes 10 anos de trajetória, tem contribuído para a melhoria contínua das propriedades atendidas, com avanços na gestão ambiental, social e econômica.

Numa parceria com a Cargill e a Abiove, o Instituto BioSistêmico (IBS) realiza a assistências técnica do programa desde 2018, atendendo 16 municípios do Estado de Goiás. Anápolis, Caldas Novas, Cristalina, Niquelândia, Piracanjuba e Vianópolis estão entre os municípios atendidos. Em 2020, foram cerca de 50 propriedades atendidas.

Além da assistência técnica, o Instituto BioSistêmico, junto com a Cargill e a Abiove, realizou capacitações, voltadas aos produtores atendidos em Goiás, sobre “Saúde e Segurança do trabalho rural” e “Tecnologia de Aplicação de defensivos agrícolas na soja”.

Essas capacitações também são realizadas pelas demais instituições parceiras no Soja Plus, nos Estados onde o programa está presente. São ações que fazem parte da estratégia do programa com um todo e buscam levar conhecimento aos produtores, gerentes e funcionários das propriedades. O objetivo é que eles entendam melhor as legislações socioambientais aplicadas ao meio rural para que possam implementá-las da forma mais adequada e menos onerosa possível.

Ao longo desses 10 anos de atuação do Soja Plus, foram ministrados 522 cursos para 7.830 participantes sobre saúde e segurança do trabalho, legislação trabalhista, trabalho em altura, ambientes confinados, classificação de grãos, gestão econômica, regularização ambiental e construções rurais.

Para marcar o início do 10º ano de atividades, o gerente de sustentabilidade da Abiove, Bernardo Pires, concedeu entrevista ao canal Notícias Agrícolas, no YouTube. Confira a entrevista na íntegra!

Tópicos: , , , , , , , , , , ,

Voltar ao topo