Notícias

Programa Leite no Vale Histórico premia melhores produtores

A programação foi iniciada com a peça Somos Todos José.

A programação foi iniciada com a peça Somos Todos José.

Celebração. Assim foi o jantar comemorativo promovido para marcar os dois anos de trabalhos do Programa Leite no Vale Histórico, uma iniciativa desenvolvida pela Zoetis, líder mundial em saúde animal, com execução da SEI Consultoria em parceria com o Instituto BioSistêmico (IBS). Realizado em São José do Barreiro, no restaurante Rancho, na noite do dia 26 de abril, o evento contou com a presença dos produtores que participaram do programa e suas famílias, autoridades locais e representantes da Zoetis, da SEI Consultoria e do IBS.

A programação foi iniciada com a apresentação da peça Somos Todos José, encenada por Manoel de Matos, com um texto que enaltece o papel do pequeno produtor na sociedade, contribuindo para elevação da autoestima desse público, que foi o grande homenageado da noite. Na ocasião, os produtores receberam um certificado pela participação no programa e os produtores José Francisco Rodrigues, Edson Ferreira de Souza e a Família de Antônio Ventura levaram um troféu por terem se destacado em suas atividades. Durante o jantar, o público foi presentado com o show de um tradicional violeiro da região.

Na ocasião, foram apresentados os resultados do programa, que teve como objetivo principal a qualificação técnica de 20 pequenos produtores de leite dos municípios de Areias e São José do Barreiro, localizados no Leste do Estado de São Paulo, no chamado Vale Histórico do Rio Paraíba, uma região de tradição leiteira. Em dois anos de trabalhos, houve aumento de 19% na produção de leite, aumento de 18 pontos percentuais na taxa de prenhez, redução de 93% na mortalidade de bezerros, conhecimento da mastite subclínica em 100% dos produtores, melhoria da saúde reprodutiva através da utilização de sal mineral e alimentação adequados, além de melhoria do resultado da contabilidade leiteira em 80% dos participantes.

Entre os resultados alcançados, uma informação surpreendeu principalmente aos produtores que, antes do programa, não tinham costume de controlar os custos da atividade e, consequentemente, não tinham conhecimento do lucro de suas propriedades. Mas com o atendimento voltado à gestão, além de orientar os produtores a fazer o controle dos gastos e calcular o custo do leite produzido e do lucro obtido, foi possível compilar os valores que cada produtor movimentou durante os dois anos de execução do projeto, totalizando o valor de 4 milhões de reais.

Ricardo Vicalvi, Gerente de Comunicação e Responsabilidade Social da Zoetis.

Ricardo Vicalvi, Gerente de Comunicação e Responsabilidade Social da Zoetis.

“Principalmente, o Programa Leite no Vale Histórico traz conhecimento para o pequeno produtor. Esse conhecimento é a alavanca para que ele aprenda, melhore seu manejo e aumente sua produção. Junto, o grupo movimentou 4 milhões de reais em dois anos, o que reflete a importância da produção para a região. Agradecemos o esforço e empenho de todos vocês que são capazes de promover mudanças para aumentar a produtividade e a qualidade do leite, assim como para melhorar a gestão de suas propriedades”, destacou Ricardo Vicalvi, Gerente de Comunicação e Responsabilidade Social da Zoetis.

Vicalvi afirmou que um dos maiores resultados do programa foi a melhoria na qualidade de vida das famílias. “O que mais nos gratifica é ouvir histórias de que foi possível fazer a reforma da casa, investir em infraestrutura, como equipamentos de ordenha, ou até mesmo realizar a tão sonhada viagem da família. Não se esqueçam de que juntos vocês são mais fortes e que poderão alçar voos ainda mais altos”, complementou.

De acordo com João Paulo Altenfelder, coordenador do programa pela SEI Consultoria, a troca de aprendizado foi mútua e altamente positiva. “Estou muito satisfeito com o que já fizemos nesse ciclo de dois anos. Os resultados mais expressivos de aumento de produção deverão ser percebidos daqui a dois ou três anos, quando a oferta de volumoso e complemento for regular, e parte da genética do rebanho for melhorada. O objetivo de qualificar mais a atividade leiteira foi realizado com êxito”, afirmou.

Além de apresentar os resultados do programa na ocasião, Luís Henrichsen, diretor corporativo do IBS, agradeceu à Zoetis e à SEI Consultoria pela confiança no trabalho do IBS para executar o Programa Leite no Vale Histórico. “Quero agradecer, principalmente, a cada um de vocês produtores que nos acolheram em suas propriedades. Nossa equipe foi muito bem recebida por vocês, que colocaram as orientações em prática e compartilharam suas dificuldades. Vocês acreditaram no nosso trabalho, aproveitaram essa oportunidade e fizeram a parte de vocês, implementando mudanças e encarando de frente os desafios do dia a dia da atividade leiteira”, ressaltou.

Para o prefeito de São José do Barreiro, Alexandre Braga, que esteve presente no evento, os bons resultados alcançados no programa revelam o potencial dos pequenos produtores de leite para a economia da região. “Parabéns a todos os produtores, à Zoetis, à SEI Consultoria e ao IBS. Contem com a Prefeitura de São José do Barreiro, estamos lá para trabalhar junto com vocês”, garantiu.

O secretário de agricultura de Areias, Adilson da Cunha, que também compareceu à cerimônia, ressaltou a importância do programa para elevação da autoestima dos produtores. “Além do conhecimento técnico compartilhado para qualificar a produção de leite nas pequenas propriedades, todo o trabalho realizado serve para mostrar aos produtores que eles são capazes de promover mudanças, melhor gerir suas propriedades, tomar as rédeas da situação para exercer a atividade com mais eficiência”, pontuou.

Produtores premiados

Produtor José Francisco Rodrigues recebe o troféu de Ricardo Vicalvi.

Produtor José Francisco Rodrigues recebe o troféu de Ricardo Vicalvi.

Segundo o produtor José Francisco Rodrigues, do município de Areias, tudo melhorou após os atendimentos técnicos. “Antes, eu passava mais de um ano sem cortar o capim e as vacas pastavam o capim velho e eu achava que estava tudo certo. Com as orientações, passei a cortar o capim no ponto certo, pois as folhas novas são muito mais nutritivas para as vacas. Além disso, passei a complementar a alimentação das vacas com farelo, seguindo sempre à risca as recomendações dos técnicos do IBS. Aumentamos a produção de 70 para 150 litros, além de melhorar a qualidade do nosso leite com as boas práticas orientadas para o manejo de ordenha”, relatou.

Primeiro à direita, Edson Ferreira recebe o troféu do secretário Adilson da Cunha.

Primeiro à direita, Edson Ferreira recebe o troféu do secretário Adilson da Cunha.

O produtor Edson Ferreira, do município de Areias, enfrentava um problema sério de altas taxas de mortalidade de bezerros por diarreia, mas com ajustes simples, como utilização de cal virgem no curral para eliminação das bactérias, foi possível resolver a questão. “Agora, é raro perder bezerros. Além disso, aumentamos nossa produtividade com ajustes na alimentação das vacas e passamos a pesar o leite para alimentar cada vaca de acordo com que cada uma produz. A produção diária por vaca era de cerca de 5 litros de leite e já estamos na média de 9 litros diários por vaca”, afirmou.

Família Ventura recebe troféu do prefeito Alexandre Braga.

Família Ventura recebe troféu do prefeito Alexandre Braga.

A produção de leite também aumentou para a família Ventura de São José do Barreiro. “Depois que iniciamos no programa, aumentamos de 250 para 450 litros de leite e começamos a vender os bezerros, que antes morriam quase todos. Agora sabemos como cuidar deles e nos garantem uma renda extra. Uma grande conquista nossa foi a compra de mais um resfriador para armazenar corretamente o leite que produzimos. Antes, era como se trabalhássemos no escuro, sem saber o que fazer para melhorar nossos resultados e hoje temos conhecimento para avançar cada dia mais”, destacou.

Tópicos: , , , , ,

Voltar ao topo