Notícias

Programa Leite Forte recebe mais de R$ 30 milhões em investimentos

Mais de 1200 pessoas participaram do encontro

Mais de 1200 pessoas participaram do encontro. Fotos: Regina Groenendal

Onde há produção, ganha o produtor, a renda é distribuída para os municípios, o imposto vai para o Estado, o que melhora a qualidade de vida de todos”. A afirmação é do governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, durante o Encontro Regional de Arranjos Produtivos Locais (APLs) do leite da região central e da fronteira Oeste, realizado na última segunda-feira, dia 24, no Tatersal de Elite da Acrissul, Parque Laucídio Coelho, na Capital.

Entre o público de mais 1.200 pessoas, marcaram presença produtores rurais, gestores técnicos, agentes da cadeia produtiva do leite, empresários e representantes de diversos municípios do Estado. O encontro faz parte da programação de eventos do Programa Leite Forte, uma iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur) em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MS), além da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite do Mato Grosso do Sul.

Na ocasião, foi feita a entrega oficial de 78 veículos, 140 resfriadores de leite, 150 ordenhadeiras mecânicas e 500 kits de irrigação que serão destinados a pequenos produtores de leite do Mato Grosso do Sul. Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Governo do Estado, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Equipe do IBS apresentou as unidades móveis utilizadas nos atendimentos do Sebrae

Equipe do IBS apresentou as unidades móveis utilizadas nos atendimentos do Sebrae

No total, foram investidos R$ 32 milhões no Programa Leite Forte e parte do investimento destinou-se à capacitação de 150 técnicos, treinados para atuar especificamente no desenvolvimento da produção leiteira. De acordo com a secretária de estado da Seprotur, Tereza Cristina Correa da Costa, o Programa Leite Forte leva o conhecimento e a tecnologia para que os produtores possam transformar a atividade leiteira em uma boa fonte de renda.

“O objetivo é dar condições para as famílias permanecerem no campo, obtendo o sustento de suas propriedades. E que muitas possam ter de volta os seus jovens que saíram rumo às cidades por falta de oportunidades em assentamentos e na agricultura familiar”, destacou a secretária. Ela acrescentou que o Programa Leite Forte vive um momento de consolidação que se baseia na integração de ações e instituições com o objetivo de otimizar o fomento à pecuária leiteira no Mato Grosso do Sul.

TECNOLOGIA

Centenas de produtores foram conhecer de perto as unidades móveis

Centenas de produtores foram conhecer de perto as unidades móveis

Durante o evento, o gerente de Agronegócio do Sebrae/MS, Marcus Rodrigo de Faria, explicou aos produtores como ocorre a participação da instituição no Leite Forte. “Temos como estratégia de atuação adequar e melhorar o processo produtivo, conciliando tecnologia e inovação nas propriedades por meio das consultorias programadas com as unidades Vaca Móvel, Rufião Móvel e Agromóvel”, afirmou.

A tecnologia das unidades móveis é disponibilizada pelo Instituto BioSistêmico (IBS), empresa contratada pelo Sebrae para realizar a consultoria nas propriedades rurais. Trata-se de uma equipe de médicos veterinários, engenheiros agrônomos e zootecnistas treinados para atuar no desenvolvimento da pecuária leiteira, a partir das condições encontradas em cada propriedade.

Quem participou do Encontro Regional de APLs teve a oportunidade de conhecer mais de perto as unidades Vaca Móvel (de monitoramento da qualidade do leite), Rufião Móvel (monitoramento reprodutivo) e o Agromóvel (para manejo nutricional e de rebanho, além de orientação sobre despesas e receitas). Elas ficaram expostas na tenda do Sebrae, onde os produtores puderam esclarecer dúvidas sobre os atendimentos realizados no campo.

Voltar ao topo