Notícias

Programa fomenta a agricultura familiar e estimula a alimentação saudável

Desenvolvido pela Fundação Cargill desde 2004, o programa “de grão em grão” tem como missão promover conscientização e aprendizados sobre a importância da alimentação saudável. Nesse programa, o Instituto BioSistêmico (IBS) tem atuado na execução de um projeto piloto que tem como objetivo promover a produção, a oferta e o despertar para o consumo de alimentos saudáveis e de qualidade. Desde março deste ano, o IBS atende um grupo de 19 produtores de olerícolas no município de Santarém-PA e outro de 21 produtores em São José do Rio Pardo-SP.

Trata-se de um trabalho integrado que envolve a assistência técnica voltada para a agricultura sustentável e ações de desenvolvimento do mercado, da cooperação e do associativismo entre os agricultores familiares. Além de fomentar a agricultura familiar e o mercado local de alimentos frescos e saudáveis, o projeto atua na mobilização e conscientização em escolas com crianças da 1ª a 5ª série do ensino fundamental e nas comunidades locais no sentido de promover hábitos saudáveis de alimentação com benefícios para a qualidade de vida.

De acordo com o engenheiro agrônomo Oscar Hiromu, consultor do IBS, a qualidade dos produtos tem melhorado significativamente. “Estamos trabalhando a conscientização dos produtores para a racionalização do uso de agrotóxicos. Orientamos o uso de produtos alternativos eficientes e muito mais seguros para quem produz e para quem consome, além de não degradarem o meio ambiente”, relata.

Na qualificação dos agricultores, são orientadas técnicas de cultivo apropriadas para o relevo e clima de cada região. “Em Santarém, por exemplo, não era comum a análise de solo, o que permite que sejam feitas correções necessárias para o plantio. Com a realização das análises de solo pelo programa, identificamos a necessidade do uso de calcário para corrigir a acidez do solo da região”, acrescenta Oscar Hiromu.

Cooperação

Além da capacitação técnica, o IBS tem promovido o desenvolvimento da cooperação entre os agricultores familiares que integram o programa, por meio de atividades de desenvolvimento humano com foco na organização social de cada grupo. Desde maio, estão sendo realizadas reuniões com oficinas teatrais e sociopsicodramáticas. Os encontros acontecem a cada dois meses, com previsão de término para novembro.

“Através das vivências socioeducacionais, apresentamos conceitos que se aplicam ao cotidiano dos grupos para que os integrantes possam desenvolver um olhar crítico e serem capazes de construir uma trajetória própria e adequada à suas realidades”, explica o consultor do IBS, Manoel de Matos, responsável por essas atividades.

O objetivo é fortalecer os laços entre os agricultores para que possam vencer os desafios encontrados no desempenho das suas atividades. Segundo Manoel, um dos maiores desafios é a concretização de uma organização de produtores, o que demanda muita dedicação e esforço coletivo.

Para o consultor, a receptividade dos grupos de Santarém e São José do Rio Pardo está excelente, o que possibilita o aprofundamento dos temas e torna o trabalho mais efetivo. “Hoje os produtores do grupo estão articulados com ações bem definidas, principalmente na questão do relacionamento institucional com outros atores da comunidade e com o mercado”, afirma.

Voltar ao topo