Notícias

Programa executado pelo IBS fomenta a cafeicultura no interior de São Paulo

Parte da equipe de trabalho em frente ao escritório do IBs em São José dos Pinhais.

Parte da equipe de trabalho em frente ao escritório do IBS em São José dos Pinhais.

Desde maio deste ano, o Instituto BioSistêmico (IBS) executa o Programa de Promoção da Agricultura Familiar Sustentável na Cadeia Produtiva do Café que atende à Chamada Pública 08/2013 do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), no Estado de São Paulo. Esse programa tem como objetivo a prestação de serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) gratuita para agricultoras e agricultores familiares.

Serão três anos de trabalho que envolve o planejamento, a execução e a avaliação das atividades individuais e coletivas, priorizando o desenvolvimento sustentável das unidades de produção familiar, nas principais regiões produtoras de café. “Realizamos as atividades de mobilização dos municípios, de seleção dos beneficiários e estamos finalizando o diagnóstico Rural Participativo e Perfil individual das Unidades de Produção Familiar (UPFs)”, relata a engenheira agrônoma do programa Andréa Squilace.

Para a execução do programa, o IBS abriu um escritório no município de Espírito Santo do Pinhal, com uma equipe de seis técnicos agrícolas, quatro engenheiros agrônomos e uma psicóloga que atendem 10 cidades da região. Além de Espírito Santo do Pinhal são atendidos os municípios de Caconde, Divinolândia, São Sebastião da Grama, Santo Antônio do Jardim, Itapira, Serra Negra, Amparo. Socorro e Monte Alegre do Sul.

Na primeira quinzena de novembro, a equipe participou do curso de Formação de agente de ATER ministrado por consultores do MDA, Sergio Biron Burgardt e Alexandre Silva Santos, e convidados, como a pró-reitora da UNIPINHAL, Prof. Valeria Aparecida Rocha Torres e o Fiscal do MDA, Guilherme Silva Fracarolli.

“Esse curso foi bastante enriquecedor para nós, pois foi possível reciclar nossos conhecimentos sobre ATER, políticas públicas e metodologia de trabalho”, destaca a coordenadora do projeto, Priscila Terrazzan.

Estão sendo beneficiados 665 agricultores familiares detentores da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), podendo ser proprietários, arrendatários ou meeiros. Mais informações podem ser obtidas por meio do e-mail [email protected].

Voltar ao topo