Notícias

Programa de Soja Sustentável – FEMAS realiza a verificação de protocolos nas propriedades certificadas

plantio-soja-na-fazenda-nebraska

No mês de outubro, o Instituto BioSistêmico (IBS) realizou atendimentos às propriedades que integram o Programa de Soja Sustentável FEMAS (Feed Materials Assurance Scheme) nos Estados da Bahia, Maranhão e Mato Grosso. Desenvolvido pela Cargill, com execução do IBS nesses três Estados, o programa contempla a sensibilização de produtores, diagnóstico da situação das propriedades sob os princípios e critérios do protocolo FEMAS, além de plano de ação das propriedades assistidas.

O FEMAS, que significa em português: Certificação Sistema de Segurança para Matérias-Primas para Alimentação Animal, abrange diversos produtos destinados à ração de animais ou inclusão em alimentos compostos e misturas destinados à Inglaterra. Os participantes do programa são um grupo diversificado de empresas, desde produtores, fabricantes especializados até processadores de alimentos e fabricantes de cerveja.

“O sistema é auditado e certificado por um organismo independente de certificação, de acordo com a norma internacionalmente reconhecida EN45011, também conhecida como Guia ISO 65. Isso significa, que o próprio organismo de certificação é avaliado de forma independente a cada ano para garantir que a norma seja implementada e administrada de forma consistente e justa”, explica a engenheira agrônoma Débora Marchini, que coordena as atividades do IBS nesse programa.

O IBS atua pelo FEMAS, com aplicação do protocolo e execução do plano de ação. Os atendimentos realizados em outubro tiveram como objetivo a verificação do protocolo, o que é feito anualmente para que sejam mantidas as certificações das propriedades atendidas. Uma das atribuições do IBS é identificar a situação atual e possíveis limitações das propriedades quanto às diretrizes do Programa FEMAS para a promoção do desenvolvimento sustentável da produção de soja.

Além disso, o programa busca estruturar plano de melhoria individual para resolução e saneamento das não conformidades sobre manejo sustentável da produção, cumprimento à legislação ambiental, saúde e segurança do trabalho aplicáveis, bem como melhoria na gestão geral da propriedade rural.

 

 

Tópicos: , , , ,

Voltar ao topo