Notícias

Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira obteve excelentes resultados em 2019

 

IBSpec

Em 2019, o Instituto BioSistêmico (IBS) completou 3 anos de trabalho executado no Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira, que atende produtores de leite na região do município de Carlópolis-PR. Desenvolvido pelo Sebrae PR, com recursos do Sebraetec, em parceria com a Prefeitura de Carlópolis, o programa tem como objetivo promover o desenvolvimento da produção leiteira com ajustes na qualidade do leite e adequação do processo produtivo.

Os resultados do programa em 2019 foram expressivos, totalizando 144 atendimentos realizados, com 760 vacas avaliadas, das quais 406 e 354 vazias. A produção anual de leite foi de 1.179.604 litros, superando a marca de 2018 que foi de 888.601 litros. Houve um incremento médio de 11,5% na produção, o que corresponde a 254.000 litros a mais.

Nos atendimentos do IBS, os consultores realizam análise de solo, com correção da adubação, além da análise dos componentes nutricionais dos alimentos volumosos disponíveis para determinação quantitativa e posterior embasamento para cálculos da dieta das categorias que compõem o rebanho. A partir disso, é feita a composição das dietas do rebanho, mediante cálculos de ajuste e balanceamento dos nutrientes disponíveis e Identificados nos alimentos da propriedade.

Os consultores também realizam a análise do leite, com exames físico, químico e microbiológico para monitoramento dos indicadores de qualidade, a partir dos quais são orientados os ajustes no processo de ordenha e nas condições higiênico-sanitárias. Além disso é desenvolvido um cronograma sanitário com os produtores, com orientações e plano de atividades preventivas, estabelecendo um calendário sanitário e estratégias profiláticas de controle de parasitas e doenças.

As propriedades atendidas são pequenas e familiares, com áreas de aproximadamente 30 hectares, e rebanhos com 20 a 30 vacas. De acordo com o diretor corporativo do IBS, Luís Henrichsen é um trabalho importante de fomento da agricultura familiar, que leva tecnologia e conhecimento para a melhoria da qualidade do leite e dos processos produtivos. “Hoje, os produtores conseguem manter as vacas sadias, aumentaram os índices de prenhez do rebanho e elevaram a qualidade do leite produzido, oferecendo um produto de acordo com que a legislação exige, cumprindo os padrões de um mercado consumidor cada vez mais exigente”, ressalta.

Tópicos: , , , , ,

Voltar ao topo