Notícias

Programa de Arranjos Produtivos é concluído com bons resultados para agricultores familiares do MT

Reunião de encerramento em Nova Canaã do Norte.

Reunião de encerramento em Nova Canaã do Norte.

Fomentar atividades economicamente sustentáveis, de baixo impacto ambiental, baseadas na exploração consciente dos recursos naturais, na capacitação e emprego de mão-de-obra local e na valorização do conhecimento tradicional da região. Foi com esse objetivo que a equipe do Instituto BioSistêmico (IBS) executou a assistência técnica e extensão rural no Programa de Arranjos Produtivos Locais Sustentáveis da COPEL-GeT, desde o final de 2015, atendendo 100 agricultores familiares estabelecidos na área de influência da Usina Hidrelétrica Colíder, nos municípios de Colíder, Nova Canaã do Norte, Itaúba e Cláudia, no Mato Grosso.

Com a conclusão do trabalho após 18 meses de atividades, o IBS promoveu encontros para avaliação do programa com a participação dos produtores atendidos, representantes da COPEL e representantes de parceiros governamentais e não governamentais. As reuniões foram realizadas em cada uma das quatro cidades atendidas, entre os dias 4 e 7 de abril. “Realizamos uma dinâmica de apresentação dos resultados obtidos por todos os atores envolvidos no programa, IBS, COPEL e Agricultores, sendo que estes últimos, puderam expor as suas impressões e também as necessidades daqui para frente”, explicou a engenheira agrônoma Valquíria Zago que atuou no programa pelo IBS.

De acordo com Valquíria, os agricultores familiares demonstraram satisfação pelo trabalho executado e aprendizado adquirido durante os encontros de encerramento. “Ficamos com a sensação de dever cumprido, mas também houve emoção pela despedida, pois criamos um vínculo com os produtores e notamos a carência de trabalhos como esse que realizamos na região”, destacou.

Em um ano e meio de trabalho, foram realizadas visitas técnicas pelos engenheiros agrônomos com orientação para a agricultura sustentável, prioritariamente orgânica, buscando assegurar uma produção qualificada de alimentos e melhores condições de vida para as famílias. Além dessa assistência técnica de extensão rural, foram promovidas oficinas de capacitação em processos de gestão, beneficiamento e comercialização dos produtos da agricultura familiar com objetivo de melhorar as condições de inserção dos agricultores na cadeia produtiva local.

Resultados

Variedade de produtos do município de Colíder.

Variedade de produtos do município de Colíder.

Nos atendimentos do IBS, os técnicos procuraram valorizar a produção existente em cada propriedade, com orientações de boas práticas na produção agrícola e na pecuária leiteira, priorizando a sustentabilidade, diminuindo custos e melhorando a produção. Conforme destacou a engenheira agrônoma Valquíria Zago, após o programa, as famílias estão conscientizadas da importância da produção sustentável e passaram a substituir os produtos químicos por alternativas agroecológicas; com a valorização da produção e do trabalho realizado.

Segundo o engenheiro agrônomo Edson Strapação que atuou na assistência técnica do programa voltada à pecuária leiteira, houve aumento da produção e da qualidade do de leite na maioria das propriedades atendidas, com implantação do manejo racional da pastagem através da divisão do pasto em pequenos piquetes, respeitando os tempos de repouso e os tempos de ocupação do capim. Além disso, ele destacou o ajuste e o aumento da taxa de lotação do rebanho, o que foi possível graças ao aumento da disponibilidade de volumoso para os animais.

Esse programa comprovou que há a possibilidade desses agricultores familiares produzirem mais e com mais qualidade, preservando o meio ambiente e com sustentabilidade quando ocorre o acompanhamento técnico”, afirmou Edson. Ele ressaltou que o desafio dos produtores será dar continuidade aos avanços que tiveram em suas propriedades ao receber a assistência técnica do IBS nesse programa, para não cessar o fomento da agricultura familiar nessa região.

Tópicos: , , ,

Voltar ao topo