Notícias

Programa de agricultura familiar da Cargill realiza palestras com temas demandados pelos agricultores familiares

 

Programa de agricultura familiar da Cargill

O ciclo de palestras técnicas da safra 2019/2020 do programa de agricultura familiar da Cargill foi realizado entre os meses de dezembro e janeiro. Promovidas pelo Instituto BioSistêmico (IBS) e pela Cargill, as palestras contaram com 857 participantes dos Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraná.

Com o tema “Tecnologia de Aplicação de Defensivos Agrícolas na Soja”, a primeira palestra foi realizada no dia 12/12, em Irati-PR, pelo engenheiro agrônomo Dácio Antonio Benassi, do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR). “É importante que o produtor disponha de equipamentos de qualidade e que tenha conhecimento para fazer o gerenciamento da área a ser trabalhada, fazendo a pré mistura da calda para aplicação, com as proporções de água e produto adequadas para a área”, afirma o engenheiro agrônomo.

Já sob outra demanda, durante o mês de janeiro, foram realizadas as demais palestras com o tema “Direitos e Deveres dos Produtores Rurais”, nos Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Ministradas pela advogada Andréia Ribeiro, as palestras abordaram temas relacionados ao homem do campo e às atividades rurais, como PRONAF, aposentadoria rural, usucapião, regularização de terras, CAR, nota fiscal eletrônica, ITR, dentre outros.

Programa de Agricultura Familiar da Cargill

“Os direitos e deveres permitem ao produtor rural compreender todos os aspectos que devem ser considerados em uma propriedade rural, como fiscais, fundiários e ambientais. A compreensão dessas questões permite à classe se posicionar diante de Projetos de Leis, Emendas Constitucionais e outras questões legislativas”, destaca a advogada.

Essas palestras promovidas a cada safra fazem parte da programação de capacitações do programa de agricultura familiar da Cargill, que buscam oferecer o aperfeiçoamento do agricultor para que ele tenha condições de gerenciar de maneira cada vez mais eficiente a lavoura. Os dois temas desta safra foram apresentados de forma clara e objetiva, com poucos termos técnicos, tornando as palestras mais dinâmicas e esclarecedoras, com grande participação dos agricultores e seus familiares no debate dos assuntos abordados.

 

Tópicos: , , , ,

Voltar ao topo