Notícias

Programa de agricultura familiar da Cargill contribui para a melhoria da qualidade de vida das famílias

Aparecido com sua esposa, Vera, e o neto, Vitor.

Aparecido com a esposa, Vera, e o neto, Vitor.

Desde 2011, o programa de agricultura familiar da Cargill capacita e assiste, de forma gratuita, agricultores familiares na produção de soja destinada à fabricação de biodiesel. O Instituto BioSistêmico (IBS) iniciou a execução da parte do programa que se refere à assistência técnica aos agricultores familiares na Safra 2011/12, com fomento da agricultura familiar por meio de informação, capacitação e inovações tecnológicas voltadas ao desenvolvimento sustentável das lavouras.

No decorrer de dez safras, o IBS atuou em oito Estados e atendeu, em média, 2 mil produtores por safra. Atualmente, o programa é desenvolvido nos Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. São muitos os exemplos de agricultores que alcançaram bons resultados a partir da assistência técnica do IBS e seus parceiros, que têm contribuído para o desenvolvimento sustentável das lavouras.

Um desses exemplos é o agricultor Aparecido Simão Lopes, do Assentamento Itamarati em Ponta Porã-MS, que entrega a produção de soja para a Cargill desde a Safra 2012/2013, quando também passou a receber a assistência técnica do programa. O agricultor afirma que a partir do ingresso no programa, foi possível deixar de trabalhar como empregado e passou a trabalhar na própria lavoura.

“A Cargill abriu as portas para nossa agricultura e a soja que entregamos passou a ter maior valor agregado. Aprendo muito a cada safra com a assistência técnica do programa e com as palestras que sempre trazem temas importantes e úteis para nós agricultores. Passamos a fazer análise de solo, a utilizar de forma mais eficiente defensivos, com proteção, sem risco à minha saúde e da minha família.”, destaca Aparecido Simão.

O agricultor na preparação do terreno para o plantio da soja.

O agricultor na preparação do terreno para o plantio da soja.

O agricultor afirma que a produção antes de ingressar no programa era de 50 sacas por hectare e, hoje, ele colhe em média mais de 60 sacas por hectare. “Já cheguei a colher até 70 sacas por hectare. Com a valorização da nossa soja e o aumento da produção, tivemos a oportunidade de comprar maquinário, o que facilita a lida da lavoura. Hoje eu e minha família vivemos bem melhor, eu até durmo mais tranquilo e me sinto realizado”, relata.

“Além do trabalho de assistência técnica e capacitação executado pelo IBS e oferecido gratuitamente pela Cargill aos agricultores familiares que fazem parte do programa, a Cargill oferece preços diferenciados na comercialização da soja promovendo maior rentabilidade na venda do produto”, explica Günther Voigtlander, coordenador do Selo Combustível Social.

Günther acrescenta que o sucesso do programa consiste em melhorar a produtividade por meio da assistência técnica e capacitação, além de obter melhores resultados financeiros em cada propriedade com a comercialização diferenciada

Para Priscila T. Callegari, diretora de agricultura do IBS que coordena as atividades de assistência técnica do programa de agricultura familiar da Cargill, as melhorias alcançadas pelos produtores são o resultado de anos de dedicação com realizações de mudanças e muito trabalho por parte deles.

“Correção de solo, controle de erosão, plantio direto, rotação de cultura, uso adequado de fertilizantes em quantidade e qualidade, cultivar adequado são algumas das medidas que passaram a ser adotadas ao longo dos anos pelos agricultores que atendemos. Contribuímos para um legado inestimável de conhecimento que possibilita a evolução técnica das lavouras e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida das famílias”, destaca Priscila.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Tópicos: , , , , , ,

Voltar ao topo