Notícias

Programa 3S realiza eventos sobre descarte de resíduos para produtores do Mato Grosso

Sinop-MT

Sinop-MT

Nos dias 07 e 08 de junho, a Cargill e o Instituto BioSistêmico (IBS) realizaram eventos com apresentações sobre descarte de resíduos na atividade agrícola para grupos de produtores atendidos no Programa 3S. Foram duas apresentações realizadas pelo engenheiro de segurança do trabalho, Sergio Luiz Goulart Montaguti, sendo uma em Sinop e a outra em Sapezal.

Além dos produtores atendidos no 3S, participaram também familiares e funcionários que atuam nas propriedades. Nas duas ocasiões, foi apresentada a legislação ambiental vigente, os sistemas implantados de logística reversa, definição e classificação dos resíduos, além de uma proposta de gerenciamento dos resíduos, com base no princípio do 3R’S : redução, reutilização e reciclagem.

De acordo com a coordenadora técnica da unidade IBSagro, Débora Marchini, o tema foi escolhido após a realização dos diagnósticos e das devolutivas, pois identificou-se que os produtores ainda têm muitos desafios a serem superados no que se refere à destinação dos resíduos gerados na propriedade. O objetivo principal foi o de realizar ações sobre o descarte de resíduos responsável e consciente frente às demandas de preservação ambiental.

“A receptividade dos produtores em relação ao tema foi excelente, pois foi uma oportunidade para conhecer a legislação ambiental vigente e, principalmente, debater e esclarecer dúvidas. Muitos produtores desconheciam a Lei nº 12.305 de 2010 sobre a logística reversa para alguns produtos, como óleo e lâmpadas. Algumas dúvidas frequentes foram em relação ao armazenamento temporário dos resíduos na propriedade e à manutenção da caixa separadora de óleo e da fossa séptica”, destacou Marchini.

Segundo ela, os produtores ficaram muito interessados no debate, pois puderam esclarecer suas dúvidas e visualizar alternativas e soluções para os principais problemas sobre o descarte de resíduos. “Eles saíram das palestras com fundamentação para cobrar a aplicação da logística reversa das empresas, assim como de cobrar as autoridades sobre a coleta de lixo rural e a coleta de lixo seletiva. Durante os debates, também houve ampla troca de experiências entre os participantes, o que enriqueceu ainda mais o conhecimento dos produtores sobre esse importante tema”, acrescentou.

Sobre o programa

Um programa de melhoramento contínuo de sustentabilidade das fazendas produtoras de soja que permite o produtor melhorar seus indicadores sociais, ambientais e produtivos. Essa é a proposta do Programa 3S (soluções para suprimentos sustentáveis) da Cargill que conta com execução do Instituto BioSistêmico.

Tópicos: , , ,

Voltar ao topo