Notícias

Programa 3S obtém 100% de conformidade em auditoria de certificadora inglesa

e30fbce1b3c9f9f91cfe513af891f254Após auditoria realizada em julho pela certificadora inglesa PAI-KIWI, o programa 3S foi avaliado com 100% de conformidade. O auditor Christopher Hitchens, juntamente com representantes da Cargill e do Instituto BioSistêmico (IBS), visitou propriedades atendidas nos Estados de São Paulo e do Paraná.

O objetivo da auditoria foi verificar como o programa faz a gestão dos indicadores do 3S nas propriedades certificadas, verificar a aceitação dos produtores e a rastreabilidade do produto. Trata-se de uma auditoria de terceira parte que ocorre anualmente para validação dos procedimentos das certificações 3S e FEMAS (Feed Materials Assurance Scheme).

A Cargill trabalha com o FEMAS para atender a demanda de mercado do Reino Unido e os princípios exigidos pela norma são: conformidade legal, condições de trabalho responsáveis, responsabilidade ambiental, boas práticas agrícolas e uso legal da terra. Para a execução do FEMAS, a Cargill trabalha em parceria com o IBS que realiza o diagnóstico das propriedades e elabora o plano de melhoria com as orientações necessárias para o produtor cumprir todos os indicadores.

De acordo com a diretora da unidade IBSagro, Priscila T. Callegari, que acompanhou as visitas em São Paulo, os produtores puderam mostrar um pouco das vantagens que tiveram em aderir ao programa, assim como o auditor pode verificar a importante contribuição que o programa traz aos produtores, direcionando os esforços para melhoria da sustentabilidade da propriedade em um plano de ação com níveis de importância e prioridades.

“Os produtores revelaram que o 3S vem sendo um aliado deles para a melhoria social, ambiental e produtiva das propriedades. Eles destacaram que as melhorias implementadas foram decisivas para o cumprimento das exigências do mercado e dos órgãos fiscalizadores do Estado”, dressalta a coordenadora técnica da unidade IBSagro, Débora Marchini, que acompanhou as visitas no Paraná.

Sobre o programa

Um programa de melhoramento contínuo de sustentabilidade das fazendas produtoras de soja que permite o produtor melhorar seus indicadores sociais, ambientais e produtivos. Essa é a proposta do Programa 3S (soluções para suprimentos sustentáveis) da Cargill que conta com execução do Instituto BioSistêmico.

Tópicos: , , , ,

Voltar ao topo