Notícias

Produtor do Programa 3S da Cargill agora conta com aplicativo no celular

O aplicativo integra a plataforma Agrotrace, concebida pelo IBS para facilitar a gestão do Programa 3S.

A Cargill e o Instituto BioSistêmico (IBS) lançaram, no mês de janeiro, uma nova versão do aplicativo Soja 3S. O novo aplicativo faz parte do Programa 3S (Soluções para Suprimentos Sustentáveis), uma plataforma de soluções oferecidas pela Cargill desde 2008. Concebida para facilitar o dia a dia dos produtores que integram o 3S, a ferramenta reúne as informações de diagnósticos, pontos a serem melhorados e evolução das propriedades produtoras de soja, de acordo com os protocolos de sustentabilidade do programa.

“A Cargill tem um compromisso com a sustentabilidade e por isso temos trabalhado lado a lado com os produtores rurais para facilitar a gestão e apoiar seus objetivos de negócio de forma cada vez mais sustentável”, afirma Renata Nogueira, líder de sustentabilidade para o negócio agrícola da Cargill na América do Sul.

Na avaliação de Renata Nogueira, um dos destaques é a adesão voluntária dos produtores, o que aponta para um compromisso cada vez maior do setor e um posicionamento em relação ao uso consciente dos recursos naturais. “Para ser certificada no 3S, aquela propriedade rural precisa oferecer um equilíbrio entre os indicadores econômicos, ambientais e de desenvolvimento. O aplicativo vai facilitar a gestão de todos esses dados de forma prática, assertiva e, ao mesmo tempo, englobando todos os lados desse prisma”, analisa.

Nos primeiros atendimentos do 3S em 2022, os consultores do IBS estão orientando, aos produtores, como baixar o aplicativo e utilizá-lo. O IBS também apresentou a ferramenta para os gerentes comerciais da Cargill, durante reunião remota realizada em janeiro.

“O produtor ganha muito com agilidade e a facilidade de ter todas as informações reunidas em um dispositivo que cabe na palma da mão. Agora, ele pode ter acesso ao diagnóstico de sua propriedade no momento que precisar, registrar as melhorias nos pontos de atenção, além de registrar informações importantes sobre a sustentabilidade da fazenda”, destaca Carlos Dalollio, que integra o time de TI do IBS.

Dalollio explica que o aplicativo é uma das pontas de uma plataforma completa, o Agrotrace, concebida pelo IBS para facilitar a gestão do Programa 3S. Inicialmente o app foi desenvolvido para melhorar a coleta de dados pelos consultores, o que anteriormente era realizado através de formulários em papel. Era um processo lento, trabalhoso e que ainda trazia brechas para possíveis erros durante a transcrição desses resultados em uma planilha, por exemplo.

Guilherme, diretor operacional de agricultura da Fazenda Roncador, mostra o aplicativo no celular.

“Com a chegada do aplicativo, todo esse processo foi informatizado, da coleta até a geração de informações consistentes, com uma visão analítica ainda mais apurada. Desde sua implantação, o aplicativo contou com diversas atualizações de melhoria e, agora, chega com mais uma que visa ampliar e difundir sua utilização também entre os produtores”, pontua.

A versão do aplicativo 3S para o produtor está disponível para Android no Google Play Store e a versão para iOS na Apple Store.

Sobre o Programa 3S

Desenvolvido pela Cargill com execução do IBS, o 3S é um programa de melhoramento contínuo de sustentabilidade das fazendas produtoras de soja, que permite o produtor melhorar seus indicadores sociais, ambientais e produtivos.

As propriedades que participam do programa, além de diversas questões, cumprem requisitos básicos, como desmatamento zero após 2008, boas práticas agrícolas, bem-estar do trabalhador rural, gestão de gases de efeito estufa (GEE) e melhoramento contínuo dos seus indicadores.

Tópicos: , , , , , , , ,

Voltar ao topo