Ser um agente de mudança, não só para o Mato Grosso, mas para a produção pecuária brasileira. Essa é a missão do Programa Produção Sustentável de Bezerros, uma iniciativa da IDH, fundação global que atua para transformar os mercados, que pretende desenvolver o setor, estabelecendo um novo patamar de produção sustentável. O programa oferece assistência técnica nas áreas ambiental, fundiária, produtiva, gerencial e de rastreabilidade do rebanho, com foco em pequenos e médios produtores.
Neste programa, a IDH iniciou uma parceria com o Instituto BioSistêmico (IBS) em agosto de 2024 para atender as regiões dos municípios mato-grossenses de Mirassol d´Oeste, São José dos Quatro Marcos, Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade. O objetivo do trabalho é identificar, cadastrar e fornecer apoio técnico a pequenos produtores de bezerros, com ênfase na assistência zootécnica e ambiental, incluindo planos para a intensificação da produção e rastreabilidade.
O programa busca promover a rentabilidade sustentável dos produtores por meio de iniciativas voltadas ao aumento da produtividade, em conformidade com o Código Florestal Brasileiro (Lei 12.651/2012). Além disso, a iniciativa prevê treinamentos e acesso ao crédito, o que fomenta práticas produtivas e de conservação, além de gerar benefícios sociais significativos para os participantes.
Na etapa de sensibilização, a equipe do IBS visitou as propriedades, conheceu a realidade dos produtores e apresentou todas as vantagens de se tornarem beneficiários do programa. A finalidade foi dar voz aos pequenos criadores de bezerros e valorizá-los, já que são os primeiros interessados em uma cadeia produtiva cada vez mais sólida, justa e financeiramente sustentável.
Após a apresentação e adesão dos produtores, passou-se à fase de cadastramento e posterior mapeamento das características da propriedade, seu modo de produção e atendimento das Boas Práticas Agropecuárias (BPAs). Trata-se de um conjunto de técnicas e métodos que buscam promover a produção agrícola e pecuária de forma sustentável, segura e eficiente. Essas práticas incluem o manejo adequado do solo, a utilização responsável de insumos, a conservação da água, o bem-estar animal, a rotação de culturas e a redução de impactos ambientais.
Até o momento, 100 pequenos criadores de bezerros estão cadastrados no programa nessas regiões. “Por serem 100% oriundos da agricultura familiar, são um público necessitado de assistência técnica voltada para as partes de melhoramento do rebanho, recuperação de pastagens, regularização fundiária e recomposição de florestas nativas para regularização”, relata a engenheira agrônoma Juliana Trettel, consultora do IBS que realizou a etapa inicial do programa em campo.
Dessa forma, o programa reforça seu compromisso com a sustentabilidade ambiental e econômica, contribuindo para o desenvolvimento de soluções que alinham o aumento da renda dos produtores com a preservação dos recursos naturais e o fortalecimento da cadeia produtiva.
Com a inclusão de municípios na área de abrangência do programa, a adesão igualmente aumentou. São dezenas de pequenos produtores que vislumbraram a oportunidade de obterem assistência técnica e apoio em diversas áreas pertinentes ao programa, de maneira focada e personalizada. “Cada propriedade é única, portanto, é importante adaptar as estratégias às condições locais e aos objetivos específicos de cada produtor”, enfatiza Juliana.
Nas regiões dos municípios de Mirassol d´Oeste, São José dos Quatro Marcos, Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade, os produtores interessados em participar do Programa Produção Sustentável de Bezerros podem obter mais informações pelo telefone (65) 98473-3021.