Notícias

Produção de soja em Goiás é estimada em 11 milhões de toneladas

Programa de agricultura familiar da CargillSegundo a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), a produção de soja no Estado de Goiás está estimada em 11 milhões de toneladas nesta safra 2017-2018. De acordo com números divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a estimativa é cerca de 300 mil toneladas maior que a safra anterior.

Nesta safra, o programa de agricultura familiar da Cargill atendeu 197 produtores em 34 municípios goianos. Grande parte dos produtores atendidos realizou o plantio entre o início de outubro e início de novembro. Já a colheita concentrou-se no período entre início de fevereiro até meados de março.

De acordo com os consultores que atuam pelo programa de agricultura familiar da Cargill em Goiás foi uma safra excelente. Segundo eles, os produtores estão mais familiarizados com as novas variedades do mercado e o clima ajudou bastante, apesar do plantio um pouco mais tardio por causa do atraso do período de chuvas.

Conforme relatou o consultor Valeriano Leão que atende Acreúna, Santa Helena e Vicentinópolis, o percevejo-castanho causou estragos em algumas áreas. “Como é uma praga subterrânea, o controle deve ser feito com a utilização de inseticida no tratamento de semente e no sulco de plantio. É uma praga bastante complicada de controlar, já que ele é capaz de migrar para grandes profundidades”, explicou.

O monitoramento da lavoura, assim como o controle de pragas e doenças, foi efetivo para o bom desenvolvimento da soja em grande parte das lavouras, segundo os consultores. Nos municípios atendidos, a média colhida foi de 63 sacas por hectare, chegando a mais de 70 sacas em algumas lavouras.

“Tivemos também alta produtividade em áreas irrigadas, atingindo mais de 80 sacas por hectare em algumas lavouras do município de Paraúna”, destacou o consultor Marcio Miranda.

Sobre o programa

João Eudes - Rio VerdeO programa de agricultura familiar da Cargill foi iniciado em 2011 com o objetivo de capacitar e assistir agricultores familiares na produção de soja para atender a necessidade de aquisição desta matéria prima para manutenção da concessão do selo combustível social, necessário para o setor de biodiesel e que permite a participação em leilões de maneira integral.

A iniciativa cumpre o papel idealizado no Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB) interministerial do Governo Federal em implantar um programa sustentável com inclusão social, garantir preços competitivos, qualidade e suprimento, além de produzir o biodiesel a partir de diferentes fontes de oleaginosas em regiões diversas.

O IBS iniciou a execução da parte do programa que se refere à assistência técnica aos agricultores familiares na Safra 2011/12, nos Estados do Paraná com 622 produtores e de São Paulo com 45. Após seis safras, o instituto atuou em 8 Estados e responde por mais de 2 mil produtores/ano, com fomento da agricultura familiar por meio de informação, capacitação e inovações tecnológicas voltadas ao desenvolvimento sustentável das lavouras.

Na assistência técnica executada pelo IBS no programa de agricultura familiar da Cargill, os técnicos atuam muito além do suporte para a produção de soja. As equipes estão capacitadas para fomentar atividades que favoreçam a sustentabilidade da propriedade e, nesse contexto, não poderia ficar de fora a diversificação das culturas. Em todas as regiões atendidas, não faltam exemplos de produtores que diversificam a produção e contam com o suporte técnico do programa.

Tópicos: , , , ,

Voltar ao topo