Notícias

Planos de ação começam a ser executados no Programa Produção Sustentável de Bezerros

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Programa Produção Sustentável de Bezerros acaba de entrar em uma de suas fases mais importantes no Mato Grosso, onde é implementado pelo Instituto BioSistêmico (IBS) na parceria com a IDH. Após as etapas de levantamento e diagnóstico realizadas pela equipe técnica do IBS, é o momento de executar os planos de ação, colocando em prática todas as oportunidades de melhoria verificadas, a fim de buscar maior aderência às Boas Práticas de Produção Agropecuária e alcançar níveis mais elevados de sustentabilidade na criação de bovinos.

Foram elaborados 88 planos de ação personalizados para concentrar esforços nos pontos de não-conformidade identificados nas etapas anteriores em cada propriedade participante do projeto. Conforme explica o médico veterinário Luiz Sartori, gerente de projetos e serviços de pecuária do IBS, “a distribuição das ações corretivas por graus de importância auxilia o produtor na execução programada dos pontos que necessitam atenção”.

Dessa forma, alinhado ao objetivo principal do Programa, que é o aumento da produtividade para um maior lucro da atividade em um cenário ambientalmente correto, o plano de ação auxilia na identificação, organização e planejamento de execução de medidas corretivas para que os produtores possam atingir as metas orientadas nos planos de ação.

Todos os produtores receberam uma visita técnica para devolutiva e orientações sobre os quesitos apontados no plano de ação. A partir daí, foram definidas as estratégias para a execução das correções e aprimoramentos. Os principais pontos de atenção encontrados fazem parte da temática de Gestão da Propriedade, sendo que o item “Registro da atividade financeira” não registrada é o mais frequente. “Por outro lado, o quesito de Saúde Animal foi o melhor indicador entre os produtores”, elogia Sartori. De acordo com ele, visitas específicas para acompanhamento das melhorias serão realizadas, conforme demandadas pelos produtores à medida que forem implantando as ações.

O produtor Julio César de Andrade, do Sítio Quatro Irmãos, de Salto do Céu-MT, conta que está muito satisfeito com o trabalho que vem sendo realizado. “Recebi a visita do agrônomo, que verificou a minha pastagem e passou orientações que estão dando certo. Além disso, o médico veterinário avaliou o meu rebanho e gostou. Para mim está sendo ótimo e esperamos melhorar ainda mais, agora com a ideia do projeto do bezerro rastreado”, destaca.

Cada melhoria prevista no plano de ação e implementada na propriedade é registrada dentro dos atendimentos técnicos realizados ao longo do projeto, possibilitando acompanhar a evolução de cada produtor. Implementações simples e de rápida correção podem ser checadas já no próximo atendimento técnico, elevando o percentual de conformidades e priorizando outras ações.

“Ao final do projeto, será possível mensurar toda as melhorias através do protocolo aplicado e conseguiremos analisar, por temática, o percentual de evolução de cada um”, explica Sartori. A previsão é que todos os apontamentos dos planos de ação sejam realizados até agosto de 2026, quando será feito o último atendimento técnico de acompanhamento em boas práticas agropecuárias”, explica Sartori.

Sobre o Programa Produção Sustentável de Bezerros

 Ser um agente de mudança, não só para o Mato Grosso/MT, mas para a produção pecuária brasileira. Essa é a missão do Programa Produção Sustentável de Bezerros, uma iniciativa da IDH, fundação global que atua para transformar os mercados, e que pretende efetivamente transformar o setor, estabelecendo um novo patamar de produção sustentável por meio da rastreabilidade e da transparência na cadeia produtiva, com foco em pequenos e médios produtores.

O Instituto BioSistêmico iniciou uma parceria com a IDH, em agosto de 2024, para executar o programa nas regiões dos municípios mato-grossenses de Mirassol d´Oeste, São José dos Quatro Marcos, Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade.

O objetivo do trabalho é identificar, cadastrar e fornecer apoio técnico a pequenos produtores de bezerros, com ênfase na assistência zootécnica e ambiental, incluindo planos para a intensificação da produção e rastreabilidade. Assim, o Produção Sustentável de Bezerros busca promover a rentabilidade sustentável dos produtores por meio de iniciativas voltadas ao aumento da produtividade, em conformidade com o Código Florestal Brasileiro (Lei 12.651/2012).

Tópicos: , , ,

Voltar ao topo