Notícias

Peça teatral destaca a temática da sustentabilidade entre cafeicultores no Sul de Minas

Provocar uma reflexão sobre o papel do agricultor para o desenvolvimento da sociedade, abordando temas como a sustentabilidade, senso coletivo, questões de gênero, meio ambiente e a vida no campo. Essa foi a intenção da peça teatral Somos Todos José apresentada para um grupo de cafeicultores da Cooperativa Mista Agropecuária de Paraguaçu (COOMAP) que fazem parte do Projeto Paisagens Sustentáveis, uma iniciativa da Tchibo no Brasil voltada à sustentabilidade da cafeicultura, que conta com execução do Instituto BioSistêmico (IBS), na região Sul de Minas Gerais.

Realizada no Ginásio Poliesportivo Dom Bosco em Paraguaçu/MG, no mês de outubro, a apresentação foi uma iniciativa do IBS em parceria com a Tchibo e a COOMAP. O espetáculo é um monólogo que tem o produtor rural José como protagonista. O texto foi concebido pelo próprio ator, Manoel de Matos que atua há mais de 15 anos na área de desenvolvimento humano e organização de grupos de agricultores.

“A peça foi fantástica, foi direta e mostrou a vida de verdade do produtor rural, sobretudo do pequeno e médio. Eu sou filha de um pequeno produtor rural que tinha um pouco de terra e lutava tanto, exatamente como em Somos Todos José. E para completar, o meu pai também se chama José. Então eu me vi lá dentro da peça”, conta a produtora Silmara Vasconcelos.

Para Rogério Araujo Pereira, gerente do departamento de sustentabilidade da COOMAP, a apresentação foi bastante positiva, pois os produtores puderam ver na peça os conflitos e desafios que suas famílias enfrentam no dia a dia de suas propriedades, o que provocou diferentes reflexões.

“A mensagem que fica é que os problemas são os mesmos em todos os lugares, o que muda são as pessoas. Assim, o que temos que fazer é enfrentá-los. A peça mostrou que temos que abandonar os pensamentos egoístas, não ficar olhando apenas para nossos problemas. O correto é observar o todo e contribuir para o crescimento coletivo”, pontua Rogério.

Entre os consultores do IBS que acompanharam a apresentação, estava o engenheiro agrônomo Daniel Penha. Ele afirma que a temática de Somos Todos José se soma ao trabalho da equipe do IBS voltado à produção sustentável de café nos municípios mineiros de Guaxupé, Paraguaçu, Poço Fundo e São Sebastião do Paraíso.

“A peça trouxe uma excelente mensagem para os produtores no aspecto de união, de pensar no coletivo, pois apenas um não consegue fazer grandes mudanças. Outro aspecto fundamental foi mostrar para os produtores a importância da preservação ambiental, utilização consciente dos produtos químicos e de uma produção sustentável” destaca o consultor do IBS.

Tópicos: , , , , ,

Voltar ao topo