Notícias

Peça teatral co-produzida pelo IBS é apresentada para comunidades rurais do Vale do Paraíba

Foto: SEI Consultoria

Foto: SEI Consultoria

Quando o público se sente representado no teatro, a interação entre palco e plateia é garantida. Um bom exemplo disso é a peça “Somos Todos José”, um retrato da vida no campo, que vem sendo utilizada para sensibilizar e mobilizar pequenos agricultores em diferentes regiões do Brasil. O espetáculo mostra a importância do papel do produtor rural na sociedade e os desafios enfrentados por eles.

Encenada pelo ator Manoel de Matos, a peça está na estrada há um ano e já foi apresentada para mais de 4.500 pessoas em 33 cidades de 4 Estados brasileiros. Por onde passa, a peça tem encantado pela forma simples como é apresentada, sem rodeios, num linguajar matuto e firme, com um texto que enaltece a figura do agricultor, destacando o valor do trabalho desempenhado no dia a dia do campo.

Uma das recentes rodadas de apresentação da peça foi realizada no Vale Histórico do Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo, nos municípios de São José do Barreiro e Areias, durante o mês de julho. A rodada de apresentações foi promovida pelo Programa Leite no Vale Histórico, uma iniciativa desenvolvida nesses dois municípios desde o final de 2016, que se propõe a fomentar a pecuária leiteira em pequenas propriedades. Desenvolvido pela Zoetis, líder mundial em saúde animal, em parceria com a SEI Consultoria e o IBS – Instituto BioSistêmico, o programa leva capacitação e técnicas de manejo alimentar, sanitário e reprodutivo para um grupo de produtores de leite da região.

Segundo João Paulo Altenfelder, sócio-gestor da SEI Consultoria, que desenvolveu a iniciativa em conjunto com a Zoetis, “Somos Todos José” vem ao encontro do trabalho realizado no Programa Leite no Vale Histórico, que busca valorizar a atividade leiteira, levar informação e tecnologia para a melhoria da qualidade do leite, aumentar a produção dos rebanhos, melhorar a renda das famílias, o que contribui para que o produtor se sinta valorizado e eleve sua autoestima.

“A peça fala do dia a dia difícil do pequeno produtor rural e algumas questões de meio ambiente, tirados da vida real de produtores de diversas partes do Brasil. E esses aspectos estão presentes na realidade do produtor do Vale Histórico do Vale do Paraíba. A peça propõe o colaborativismo ou o associativismo como um possível caminho para reduzir os desafios e manter o homem no campo. Esse fortalecimento social é uma contribuição do programa e uma estratégia para a continuidade de resultados”, explicou João Paulo Altenfelder.

No Vale Histórico, o espetáculo foi apresentado para os produtores atendidos no programa e suas famílias, estudantes de três escolas e para a comunidade do Sertão da Onça, em São José do Barreiro. Segundo o ator Manoel de Matos, foi gratificante se apresentar para o público local que se identificou com a peça, o que rendeu uma boa interação e participação no bate-papo após as apresentações.

Interação

“Há uma identificação muito forte dos produtores com suas histórias. Afloram lembranças afetivas de um tempo que se considera muito bom e com isso a emoção toma conta dos espectadores. Existem muitas manifestações espontâneas de gente da plateia que faz questão de vir contar o que aconteceu com elas. E isso é maravilhoso. Na maioria das vezes muito emocionante”, destacou o ator.

Foto: SEI Consultoria

Foto: SEI Consultoria

As apresentações foram realizadas para públicos de diferentes faixas etárias e, dos mais jovens aos mais velhos, o brilho nos olhos da plateia foi geral. Para muitos, pela alegria de assistir pela primeira vez a uma peça de teatro. Para outros, pela pura satisfação de ver sua vida, a de um amigo ou parente próximo retratada no teatro. “Após a apresentação na comunidade Sertão da Onça, uma senhora se emocionou e disse que viu toda sua vida contada ali, que trabalha no campo desde os 8 anos de idade e sente muito orgulho por isso”, relatou o professor Benedito Rodrigues da Silva Neto, um entusiasta e defensor da cultura local, que ajudou a organizar três das cinco apresentações realizadas na região.

“Por retratar a realidade da maioria dos alunos, eles puderam perceber as dificuldades que os pais enfrentam no dia a dia e comentaram sobre as mudanças que precisam acontecer no campo, e que são possíveis se houver o desejo de mudança”, destacou o professor. Segundo ele, é importante o fomento da pecuária leiteira que é tradicional na região, assim como o despertar dos jovens para o potencial dessa atividade. Se for bem conduzida, a pecuária leiteira pode estimular a fixação dos jovens no campo, pois poderão ter um retorno financeiro maior no negócio rural familiar do que em empregos longe de casa, frequentemente em outras cidades.

Muito além de uma apresentação teatral, “Somos Todos José” é o espelho do pequeno produtor rural no Brasil e tem cativado o público com sua mensagem de perseverança. Desperta reflexões sobre temas atuais e fundamentais que promovem a construção de um mundo melhor, como a sustentabilidade, senso coletivo, questões de gênero, meio ambiente e a vida no campo. De uma forma singela e simbólica, semeia sonhos possíveis de se realizar a partir de mudanças de atitudes, busca por informação, uso de tecnologia, além da cooperação, pois juntos os pequenos produtores se fortalecem, podem trocar experiências, e se desenvolvem.

Voltar ao topo