Notícias

Parceria entre Sebrae e IBS leva tecnologia de ponta para os pecuaristas do Amazonas

Vacas receptoras, as chamadas barrigas de aluguel, que receberam os embriões.

Vacas receptoras, as chamadas barrigas de aluguel, que receberam os embriões.

Uma grande oportunidade de desenvolvimento da pecuária leiteira no Estado do Amazonas com acesso à biotecnologia de ponta. É o que representa para os pecuaristas amazonenses a parceria entre o Instituto BioSistêmico (IBS) e o Sebrae Amazonas no projeto de Apoio à Pecuária Leiteira. Por meio desse projeto que integra o Sebraetec, será desenvolvida a metodologia de trabalho do programa Gene Leite, um dos pacotes de serviços do IBS que facilita o acesso à tecnologia de fertilização in vitro (FIV) que é realizada pelo IBSgen.

Aparelho de ultrassom usado para o diagnóstico de gestação dos embriões.

Aparelho de ultrassom usado para o diagnóstico de gestação dos embriões.

O trabalho é realizado em cinco etapas: protocolo das vacas receptoras, aspiração dos oócitos das vacas doadoras, desenvolvimento do embrião por meio de FIV, transferência dos embriões e diagnóstico de gestação. Os primeiros trabalhos foram iniciados pela equipe do IBSgen em setembro de 2016 no município de Autazes que representa a principal bacia leiteira do Estado.

“Diante dos primeiros trabalhos realizados em Autazes, muitos pecuaristas estão esperançosos nos resultados iniciais para investirem nessa tecnologia. Os produtores atendidos são de médio porte, com boa estrutura na fazenda, inclusive contam com um laticínio com capacidade de beneficiamento de 15.000 litros por dia”, relatou o analista do Sebrae AM Erivan dos Santos Oliveira, gestor do projeto de Apoio à Pecuária Leiteira.

De acordo com Erivan, além de Autazes, a previsão é que o projeto atenda produtores de Parintins, Manacapuru, Presidente Figueiredo, Apuí e Distrito de Santo Antônio do Matupi. “O cenário se mostra favorável para atividade leiteira, uma vez que a pecuária de leite no Estado registrou crescimento de 20% na produção no primeiro semestre de 2016 em comparação ao mesmo período de 2015. Os investimentos em novas tecnologias e adesão a projetos de intensificação da produção leiteira contribuíram para o desenvolvimento do setor. Com destaque para a região do Sul do Amazonas, onde essa atividade é bem estruturada”, destacou.

O médico veterinário Marcus Guireli acompanha ordenha em propriedade que realizou diagnóstico de gestação do rebanho.

O médico veterinário Marcus Guireli acompanha ordenha em propriedade que realizou diagnóstico de gestação do rebanho.

O gestor do Sebrae acrescentou que a ideia da parceria surgiu após os gestores do Sebrae AM conhecerem de perto os resultados do programa Gene Leite executado pelo IBS para o Sebra Rio Grande do Norte. Ele ressaltou que é a oportunidade para os pecuaristas locais terem acesso a novas tecnologias para o melhoramento genético dos rebanhos com rápidos saltos na produção e na qualidade do leite, de forma subsidiada pelo Sebrae/AM.

Segundo o coordenador técnico de projetos de pecuária do IBS, Fernando Gomes, executar o Gene Leite no Amazonas reforça o papel do Instituto BioSistêmico de levar inovação e tecnologia para o desenvolvimento da pecuária em diferentes regiões do Brasil, independentemente das condições de acesso às propriedades.

“Com o objetivo de levar desenvolvimento e acesso à tecnologia de ponta para pecuária da região Norte e Nordeste, instalamos o IBSgen em Natal, no Rio Grande do Norte. O nosso laboratório de melhoramento genético leva a tecnologia de FIV para onde há necessidade de impulso da pecuária. No Estado do Amazonas, temos locais com particularidades de acesso e não medimos esforços, atravessando os rios amazonenses por meio de balsas, para que nossa tecnologia chegue até as propriedades da região”, ressaltou Fernando Gomes.

 

 

Tópicos: , , , , ,

Voltar ao topo