Notícias

Palestras do Programa Agricultura Familiar da Cargill contaram com 1.275 participantes

Dourados - MS

Dourados – MS

Com o tema “Manejo Integrado de Helicoverpa Spp na Produção da Soja”, o ciclo de palestras do Programa Agricultura Familiar da Cargill (Selo Combustível Social) – executado pelo Instituto BioSistêmico (IBS) – passou por 24 municípios dos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Realizadas entre os dias 3 de novembro e 12 de dezembro, as palestras contaram com 1.275 participantes.

Todas as capacitações foram conduzidas pelo Eng. Agro. Orcial Ceolin Bortolotto, pós-doutorando em Entomologia Agrícola (EMBRAPA Soja/UFPR). De acordo com ele, a lagarta Helicoverpa tem sido a grande preocupação dos produtores de soja e já se encontra distribuída em quase todo território brasileiro.

“Esse inseto preocupa pela capacidade de se alimentar de um número muito grande de plantas, que chega a 200 tipos diferentes, atacando algumas estruturas cruciais para o bom desenvolvimento da planta. Desse modo, ações de manejo racionais devem ser adotadas, respeitando-se principalmente os níveis de controle da praga”, pontuou o palestrante.

A helicoverpa é encontrada em quase todo o território brasileiro (Foto: Orcial Bortolotto)

A helicoverpa é encontrada em quase todo o território brasileiro (Foto: Orcial Bortolotto)

Além dos produtores de soja atendidos no programa, participaram agricultores convidados e atores do cenário da agricultura familiar. No Mato Grosso do Sul, representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) marcaram presença em Rio Brilhante, Amambai, Ponta Porã e Dourados.

“Temos acompanhado esse projeto que demonstra estar no caminho certo. Essas palestras são um exemplo disso, pois levam esclarecimento para o produtor rural. A informação técnica é fundamental para a agricultura familiar e é uma das armas mais eficazes na prevenção de pragas”, afirmou o delegado do MDA no Mato Grosso Sul, João Batista.

ACESSO À INFORMAÇÃO

De acordo com a Eng. Agro. do IBS e coordenadora do projeto, Priscila Terrazzan, a ideia é disseminar tecnologia com uma linguagem fácil para que o produtor se aproprie do conhecimento. “Comumente, as informações divulgadas sobre a produção da soja são para os grandes produtores. Portanto, é importante levar ao agricultor familiar o conhecimento sobre tecnologias de produção específicas para a realidade deles”, ressaltou Priscila Terrazzan.

Tiburtino e o neto não conheciam a nova praga

Tiburtino e o neto não conheciam a nova praga

Para o coordenador do programa pela Cargill, Gunther Voigtlander, as capacitações são uma grande oportunidade de aprendizagem e atualização tecnológica. “Nestas palestras, o produtor aprende e pode melhorar as condições da sua lavoura, obtendo melhores resultados econômicos via melhoria de produtividade”, destacou.

“O que a gente observa é que os produtores têm sede de informação. Estamos falando de uma praga nova, que muitos desconhecem, e toda informação que sirva para o combate ou prevenção da lagarta é muito bem acolhida por eles”, afirmou o engenheiro agrônomo William Kunhio Sakamura, um dos consultores do IBS no Programa Agricultura Familiar da Cargill.

Atendido pelo programa, o agricultor familiar Tiburtino Inocêncio reforça a ideia de que as capacitações são valiosas para os produtores. “Eu nunca tinha ouvido falar da Helicoverpa que pode destruir as lavouras rapidamente. Agora, com essas informações que recebi, fica mais fácil prevenir e combater a praga”, garantiu Tiburtino, ao lado do neto, César Augusto Inocêncio, que o ajuda na lavoura de soja e fez questão de participar da capacitação.

Voltar ao topo