Notícias

Palestras orientaram sobre BPA (boas práticas agrícolas) na defesa fitossanitária

palmeira

O sucesso na atividade agrícola está fundamentado no conhecimento do agricultor. Quanto mais bem informado estiver o agricultor, melhor será sua capacidade para planejar e conduzir sua lavoura de forma eficiente, proporcionando melhores rendimentos, lucratividade e qualidade de vida à sua família. Pensando em incrementar o conhecimento do agricultor, a Cargill e o IBS realizam, anualmente, o ciclo de palestras do programa de agricultura familiar da Cargill (Selo Combustível Social). Na Safra 2016/2017, as palestras abordaram “a defesa fitossanitária” com ênfase em tecnologia de aplicação de agrotóxicos para melhoria da eficiência no controle de pragas e doenças, principalmente da ferrugem da soja que deve influenciar na produtividade nesta safra.

As palestras foram realizadas durante o mês de novembro pelo engenheiro agrônomo Dácio Antonio Benassi do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR). Considerando todas as apresentações, participaram cerca de 1.300 pessoas, entre agricultores, técnicos e convidados, em municípios dos Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

“Abordamos os cuidados a serem observados durante o ciclo da cultura, envolvendo discussões sobre escolha de variedades adaptadas, responsividade das cultivares às tecnologias adotadas e aptidão do solo. Quanto à tecnologia de aplicação, destacamos os equipamentos certos e momento correto para entrada com aplicação de fungicidas, visando o acerto ao alvo, proporcionando menores custos com o manejo de pragas e doenças”, destacou Dácio Benassi.

Segundo ele, são vários os fatores que podem comprometer o rendimento e a lucratividade das lavouras. Previsão climática, escolha das variedades em função da classe do solo, nível tecnológico que será investido, tecnologia de aplicação e período de realização da primeira aplicação estão entre os principais fatores. Por isso, é importante que seja feito um bom planejamento antes do plantio para que os objetivos sejam alcançados.

“Contudo, para o sucesso das operações é importante que o produtor faça o acompanhamento semanal da lavoura. Diante das limitações de área, o agricultor familiar deve pensar como uma empresa rural e deve ser mais competitivo, pois precisa ter maior lucratividade por área, sob pena de inviabilizar sua permanência na atividade”, pontuou Benassi.

Aprendizado em prática

Para o consultor do IBS, Ricardo Roso, que atua na região de Irati-PR, o tema das palestras foi bastante oportuno e teve uma excelente receptividade entre os produtores. “De uma forma didática e com linguagem acessível, o palestrante destacou a importância da utilização de diferentes ponteiras para cada tipo de pulverização, além de demonstrar que, conforme as condições climáticas em questão, é preciso fazer as aplicações no período adequado” relatou.

Essas palestras integram as capacitações do programa da Cargill que têm como objetivo complementar o trabalho de assistência técnica a campo. Tudo é pensado de forma integrada para promover melhorias na produtividade com diminuição de custos. O aprendizado é constante e se concretiza quando o agricultor coloca em prática o que foi ensinado.

Foi exatamente isso que foi identificado durante as visitas técnicas do consultor do IBS, Renato Ichisato, que atua na região de São Mateus-PR. Após as palestras, ele verificou que muitos produtores passaram a buscar utilizar as ponteiras adequadas para cada aplicação, respeitando também o período correto.

Para o agricultor João Carlos Coltre, de Fátima do Sul-MS, a palestra foi proveitosa, pois abordou aspectos importantes para o dia a dia na lavoura. “Informação é sempre bem-vinda para aperfeiçoarmos técnicas, aumentarmos a produtividade e diminuirmos os custos, sempre que possível”, afirmou. Segundo ele, é o que faz a diferença no planejamento da lavoura e na tomada de decisões frente às adversidades.

 

Voltar ao topo