Notícias

Núcleo Itariru e IBS promovem programação para celebrar os 42 anos do Parque Estadual Serra do Mar

2828e52b-8c9e-4660-8d86-d5c0d7fc9b12

Criado em 1977 e ampliado em 2010, o Parque Estadual Serra do Mar (PESM) é a maior Unidade de Conservação de toda a Mata Atlântica. Seus 332 mil hectares protegem o bioma em 25 municípios paulistas, conectando as florestas da Serra do Mar desde o Rio de Janeiro e Vale do Paraíba, até o litoral sul do Estado de São Paulo. No dia 30 de agosto, esse tesouro da biodiversidade brasileira completou 42 anos e, para celebrar a data, o Núcleo Itariru promoveu uma diversificada programação, juntamente com a equipe do Instituto BioSistêmico (IBS) que executa o Projeto Conexão Mata Atlântica na região.

A programação foi realizada na manhã do dia 30/08 e contou com a presença dos produtores atendidos no Projeto Conexão Mata Atlântica e comunidade da Zona de Amortecimento do PESM – Núcleo Itariru, onde o IBS atua pelo projeto, além de lideranças locais e autoridades dos municípios da região. As atividades foram iniciadas com a inauguração do totem na Trilha do Jussara, o plantio de mudas de Palmito Jussara, e inauguração do sistema de monitoramento por câmeras da sede administrativa do Núcleo Itariru, o que contribuirá para a segurança e preservação do local.

No meio da manhã, o público foi agraciado com a apresentação da peça de teatro Somos Todos José, encenada pelo ator Manoel de Matos, que encanta de crianças a idosos com um jeito irreverente e lúdico de retratar a vida no campo. A peça proporciona um momento de reflexão sobre o papel do agricultor para o desenvolvimento da sociedade, preservação da biodiversidade, com a valorização das atividades exercidas no meio rural.

Na sequência, foi realizada uma apresentação dos resultados do Projeto Conexão Mata Atlântica e a entrega de cheques simbólicos a produtores da região que aderiram ao PSA – Pagamento por Serviços Ambientais. No final da manhã, foi realizada uma outra reunião –  entre coordenação do Conexão Mata Atlântica, equipe que atua no projeto, produtores, lideranças e autoridades locais – para estabelecer estratégia de fortalecimento da política regional para comercialização de produtos de transição ecológica e certificados. Nessa reunião, foi estabelecida uma agenda com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo para encaminhamento das providências necessárias.

Sobre o PESM

As florestas do Parque Estadual Serra do Mar abrigam e protegem centenas de espécies de aves e outros animais ameaçados, como felinos e primatas. Entre jequitibás, jatobás, uricuranas, canelas, cedros, manacás-da-serra, guanandis, guapuruvus e palmeiras juçara, abrigam-se a onça pintada, onça parda, muriqui, bugio, jaguatirica, anta, paca, guaxinim, lontra, tucano-de-bico-preto, araponga, jacu-açu e centenas de outras aves.

Com a finalidade de assegurar a proteção integral aos mananciais que abastecem parte da Região Metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, Litoral Norte e Vale do Paraiba, o PESM contribui também para o equilíbrio climático e estabilidade das encostas. Comunidades tradicionais de quilombolas, indígenas, caipiras e caiçaras são encontradas em diversos pontos de sua extensão.

Devido à sua enorme extensão, o PESM é gerenciado por meio de dez núcleos administrativos: Bertioga, Caraguatatuba, Cunha, Curucutu, Itariru, Itutinga Pilões, Padre Dória, Picinguaba, Santa Virgínia e São Sebastião. Cada núcleo possui suas características, formando um mosaico de paisagens, biodiversidade, interação social e preservação ambiental.

Inaugurado na época da construção da Rodovia Rio-Santos (BR 101), que abriu o litoral ao desenvolvimento do turismo, o Parque Estadual Serra do Mar é administrado pela Fundação Florestal, instituição vinculada à Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Núcleo Itariru

O Núcleo Itariru foi criado logo após a anexação da Reserva Florestal de Itariru ao Parque Estadual da Serra do Mar, no ano de 1977. Localizado no Vale do Ribeira, ao sul do Estado de São Paulo, o núcleo possui extensão de 53.927 hectares e compreende parte dos municípios de Itariri, Juquitiba, Peruíbe, Miracatu e Pedro de Toledo.

Considerado uma das áreas de Mata Atlântica mais conservadas do Brasil e agraciado com uma exuberante vegetação nativa, o núcleo protege as únicas manchas de Floresta de Várzea do Estado, cujas matas constituem frágeis ambientes, presentes no parque. De origem Tupi, seu nome significa “pedra preciosa”. O termo “ita” quer dizer pedra, firme, forte, resistente. Em Peruíbe, Itariru também é o nome de um dos rios da cidade.

O Núcleo Itariru contribui na regulação da qualidade do ar e do clima, na proteção dos morros, encostas e solos, na polinização, no turismo e na capacidade de proporcionar lazer e bem-estar aos visitantes e moradores do entorno.

09

Tópicos: , , , , , , , , ,

Voltar ao topo