Notícias

Mundo celebra o leite e o IBS destaca os trabalhos em prol da pecuária leiteira

CREATOR: gd-jpeg v1.0 (using IJG JPEG v62), quality = 80No dia 1º de junho, comemorou-se o Dia Mundial do Leite, instituído pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU). Desde 2001, a data é celebrada com objetivo de incentivar o consumo de lácteos pela população mundial. O dia 1º de junho foi a escolha porque muitos países já celebravam o leite nesta data.

No fomento à pecuária leiteira, o Instituto BioSistêmico atua desde 2008. Por meio da unidade IBSpec, são executados projetos em diferentes regiões do País, com a disponibilização de tecnologia para o desenvolvimento do homem do campo. Exemplo disso são as unidades Vaca Móvel (qualidade do leite e sanidade animal), Rufião Móvel (reprodução) e AgroMóvel (nutrição e manejo do rebanho). Esses laboratórios móveis são utilizados na consultoria a pequenas propriedades, melhorando a qualidade e a produção de leite, além dos índices reprodutivos.

Atualmente, o IBS executa projetos de fomento à pecuária leiteira nos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e Paraíba. Com a realização de palestras de esclarecimento sobre a Normativa IN51 do Ministério da Agricultura, a Expedição Via Láctea passou pelos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Goiás.

Além da consultoria com as unidades móveis, o IBS oferece tecnologia de ponta para o melhoramento genético dos rebanhos de gado de leite por meio de dois programas. Um é o Gene Leite, empreendimento biotecnológico no qual é realizada a transferência de embriões e fecundação in vitro, em tempo predeterminado. O outro é o CRIATF, programa de reprodução inteligente que oferece avaliação de rebanho, planejamento de produção, programação e sincronização de acasalamentos e estabilização da produção.

“A primeira atitude do consultor IBS é focar as demandas de cada propriedade. Ouvimos o produtor para entender suas necessidades, expectativas e, a partir disso, criamos um plano de trabalho personalizado para cada produtor rural atendido. Trabalhamos com projetos com início, meio e fim. E ao final, com as expectativas atendidas, há uma continuidade natural no desenvolvimento das propriedades que recebem nossa consultoria”, destaca o diretor da unidade IBSpec, Daniel Delefine.

Voltar ao topo