Notícias

Mudas de árvores para simbolizar a continuidade do conhecimento compartilhado

À direita, o técnico Flávio entrega muda para o cafeicultor Clayton Cerri, de São Sebastião da Grama.

À direita, o técnico Flávio entrega muda para o cafeicultor Clayton Cerri, de São Sebastião da Grama.

O que você espera ao plantar uma muda de árvore? Que ela cresça com raízes fortes, gere bons frutos e, por que não, uma bela sombra para descansar depois de um dia de trabalho. Essa pode ser uma entre tantas outras respostas, assim como, para muita gente, a ideia de continuidade está intrinsecamente ligada ao ato de plantar uma árvore.

Pensando em perpetuar a relação e o aprendizado mútuo alcançado durante o Programa de Promoção da Agricultura Familiar Sustentável na Cadeia Produtiva do Café, o técnico agropecuário do Instituto BioSistêmico (IBS) Flávio Fernandes teve a iniciativa de entregar mudas de árvores às famílias por ele acompanhadas.

Flávio integra a equipe do IBS que atua no programa que é desenvolvido em 11 municípios paulistas e que será concluído no mês de abril deste ano. Nos municípios em que ele atua – Águas da Prata, Santo Antônio do Jardim e São Sebastião da Grama, resolveu marcar a finalização dos atendimentos entregando uma muda de árvore para cada família de agricultores familiares.

Cafeicultor Antônio de Luca de Santo Antônio do Jardim.

Cafeicultor Antônio de Luca de Santo Antônio do Jardim.

Desde o início deste ano, os agricultores estão sendo surpreendidos com mudas de ameixa, jatobá, abacate manteiga, nêspera e lichia. De acordo com Flávio, os agricultores estão gostando da surpresa e aproveitam o momento para reforçar o agradecimento pelo bom trabalho de assistência técnica de toda equipe do IBS nos últimos 3 anos.

“Penso que esse gesto tem tudo a ver com os pilares do programa no que tange à sustentabilidade. Quando entrego a muda aos agricultores, digo que, assim como a planta que crescerá e gerará frutos, as ideias e conceitos compartilhados durante todo o projeto podem ter continuidade no aperfeiçoamento da sustentabilidade de suas propriedades. Estas poderão servir de exemplo para outros agricultores se espelharem e buscarem o aperfeiçoamento técnico para produzir café sustentável. Isso é a multiplicação do conhecimento que tem o poder de gerar um círculo virtuoso de desenvolvimento para a região”, explicou Flávio.

Segundo o técnico agropecuário, a sensação de dever cumprido é enorme e ele se sente honrado de ter feito parte equipe que executou o programa, cuja dedicação e empenho tem contribuído ao alcance de resultados sustentáveis para cafeicultores da agricultura familiar do Estado de São Paulo.

Sobre o projeto

Desde maio de 2014, cerca de 600 unidades de produção familiar são atendidas pelo IBS em 11 municípios paulistas, no Programa de Promoção da Agricultura Familiar Sustentável na Cadeia Produtiva do Café da Chamada Pública 08/2013 da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário.

O trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural é desenvolvido por meio de planejamento, execução e avaliação de atividades individuais e coletivas, com foco no desenvolvimento sustentável das propriedades, numa das principais regiões produtoras de café arábica do Estado de São Paulo.

A assistência técnica do IBS no Programa chega ainda aos municípios de Espírito Santo do Pinhal, Caconde, Divinolândia, São Sebastião da Grama, Santo Antônio do Jardim, Itapira, Serra Negra, Amparo, Socorro, Monte Alegre do Sul, Águas da Prata e Itapira. Esses municípios estão na Região da Mogiana, onde se encontra um dos melhores cafés de altitudes do Estado.

 

Tópicos: , , , , ,

Voltar ao topo