Notícias

Melhoria genética e da qualidade do leite são principais resultados do Programa de Desenvolvimento Pecuário

Programa de Desenvolvimento Pecuário

O acesso à informação e à tecnologia é fundamental em qualquer cadeia produtiva, o que permite ao produtor rural estar atualizado para promover melhorias na produção, assim como se adequar às demandas de um mercado cada vez mais exigente. Na agricultura familiar, esse acesso nem sempre é fácil, mas, quando há oportunidade de capacitação e de acesso à tecnologia, abre-se um vasto horizonte de possibilidades para o desenvolvimento.

Assim tem sido para um grupo de 240 agricultores familiares, formado por criadores de gado de leite e corte, atendidos no Programa de Desenvolvimento Pecuário promovido pelo Sebrae/MS (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul) em parceria com a empresa Suzano, desde 2014, na Região Leste do Mato Grosso do Sul, nos municípios de Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas. Nessa parceria, os atendimentos são realizados pelo Instituto BioSistêmico (IBS), por meio do Sebraetec, com foco no planejamento reprodutivo, sanidade animal e qualidade do produto.

Esse programa faz parte do Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial (PDRT) da Suzano. “É uma iniciativa da Suzano que busca o fortalecimento das associações comunitárias, priorizando a capacitação técnica na cadeia produtiva (gestão, produção e comercialização) com o objetivo de gerar renda e contribuir com a melhoria da qualidade de vida das famílias beneficiadas”, ressalta o coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano, Israel Batista Gabriel.

Melhoramento Genético

Programa de Desenvolvimento Pecuário

O ano de 2019 foi promissor para o Programa de Desenvolvimento Pecuário em vários aspectos. Superando o número de atendimentos dos anos anteriores, foram realizadas 1.641 consultorias técnicas ao longo do ano, com o suporte das unidades Rufião Móvel e Vaca Móvel, laboratórios equipados para atendimento in loco, voltados ao planejamento reprodutivo e à promoção da qualidade do leite e da sanidade dos rebanhos, respectivamente. Houve aumento no número de Inseminação Artificial  (IA), com 48% de taxa de prenhez, num total de 240 animais nascidos de IA.

As famílias estão sendo beneficiadas com o melhoramento genético dos rebanhos, que passam a ser constituídos por animais mais resistentes e produtivos. “Hoje, nós já estamos trabalhando com vacas paridas da segunda geração de inseminação artificial”, comemora o produtor Ariomar Otaviano, do Distrito de Arapuã, no município de Três Lagoas.

O produtor afirma que o conhecimento adquirido é um dos maiores legados dessa iniciativa. “A genética está sempre evoluindo e nós temos que evoluir junto. O mercado é exigente e temos que estar atentos às mudanças. E as atualizações chegam mais rápido para nós por meio desse programa”, destaca.

Qualidade do Leite

Além do melhoramento genético dos rebanhos, os produtores obtiveram melhorias nos índices relativos à qualidade do leite produzido. “As taxas de CCS (Contagem de Células Somáticas, que indica a qualidade das glândulas mamárias) e de CBT (Contagem Bacteriana Total) estão dentro das novas exigências estabelecidas pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA)”, relata o coordenador de agronegócios do Sebrae/MS, Marcus Faria.

Entre as novas regras estabelecidas pelo MAPA, está a Instrução Normativa (IN) Nº 77 /2018, que define critérios para obtenção de leite de qualidade e seguro ao consumidor, abrangendo desde a organização da propriedade, suas instalações e equipamentos, até a formação e capacitação dos responsáveis pelas tarefas cotidianas, o controle sistemático de mastites, da brucelose e da tuberculose.

A IN 77 exige o Plano de Qualificação de Fornecedores de leite, o qual deve contemplar a assistência técnica e gerencial, bem como a capacitação de todos os seus fornecedores, com foco em gestão da propriedade e implementação das boas práticas agropecuárias.

Programa de Desenvolvimento Pecuário

De acordo com Marcus Faria, neste ano, foi feito um levantamento com o perfil detalhado dos produtores atendidos a partir da CheckMilk, plataforma digital concebida pelo IBS para dar suporte na elaboração Plano de Qualificação dos Fornecedores de Leite. Com isso, a partir de 2020, a CheckMilk será utilizada nos atendimentos, capacitando os produtores para atender as novas exigências do MAPA.

A melhoria na qualidade do leite produzido é motivo de grande satisfação para os produtores, conforme relata Josina Cleuza Moreira de Souza, presidente da Associação dos Produtores do Assentamento Alecrim, no município de Selvíria. Segundo ela, a adoção de boas práticas orientadas pelos veterinários contribui para melhorar a sanidade do rebanho e a qualidade do leite, o que colabora para a garantia de um produto que atende as exigências do mercado.

“Para nós do Assentamento Alecrim, esses atendimentos são de grande importância, pois não temos condições de manter a assistência técnica de veterinários. Passamos a adotar procedimentos que antes nem conhecíamos e que nos ajudam a melhorar a produtividade e a qualidade do nosso leite”, afirma Josina.

Ela acrescenta que houve um incremento da renda das famílias com as melhorias alcançadas e com as boas práticas adotadas, não foi apenas a qualidade do leite que melhorou, mas também a saúde e a qualidade de vida das famílias que trabalham na atividade leiteira no local.

Tópicos: , , , , , , , , ,

Voltar ao topo