Notícias

IBS participa de evento do SEBRAE no Mato Grosso do Sul

O IBS acaba de participar, em Dourados-MS da Semana de Inovação e Tecnologia do SEBRAE/MS .  Visitantes de todo o Estado conheceram programas como IBS Agropec e  AgroSebrae. Com participação também da Cargill. O IBS ainda promoveu debates, com distribuição de material informativo sobre o processo de certificação orgânica junto ao Ministério da Agricultura.  Acompanhem os principais momentos:

 

 Cadeia leiteira: Na oportunidade, o IBS também apresentou balanço das atividades com o SEBRAE  no estado do Mato Grosso do Sul, acompanhem:

Vacas identificadas

 

 Instituto Biosistêmico em parceria com o SEBRAEtec-Serviço em Inovação e Tecnologia no Mato Grosso do Sul e a SEPROTUR – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo desenvolvem na região central do estado o programa “APOIO À PECUÁRIA LEITEIRA NO MATO GROSSO DO SUL”. Todos os animais atendidos pelo IBS são identificados com brincos plásticos – preocupação com segurança alimentar e sanitária. A parceria promove o desenvolvimento sustentável e a gestão administrativa e ambiental da produção agropecuária. O convênio é realizado atualmente em oito (8) municípios com apoio da AGRAER- Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de MS. E atende 500 pequenos e médios produtores de leite em 2012.

A expectativa, segundo o SEBRAEtec é dobrar esse número em 2013, totalizando cerca de mil (1000) produtores em mais quatro (o4) municípios da região central.

ACESSO à ALTA TECNOLOGIA

OBJETIVOS – Ações são estruturadas para elevar renda e produção assim como aumentar a qualidade do produto em todo o estado. Pela parceria SEBRAEtec, IBS e SEPROTUR os produtores têm acesso aos programas VACA MÓVEL, RUFIÃO MÓVEL E AGROMÓVEL, um conjunto de ferramentas do IBS que chega até onde o produtor está; os resultados saem na hora. É contribuição para elevar os índices de produtividade, com sustentabilidade econômica e ambiental.

VACA MÓVEL – Laboratório itinerante de alta precisão acoplado em um veículo, com equipamentos que realizam 13 tipos de exames identificando a qualidade e a composição nutricional do leite.

RUFIÃO MÓVEL – Laboratório itinerante que analisa em tempo real as condições reprodutivas e sanitárias do rebanho.

AGROMÓVEL – Laboratório itinerante para análise de solos e sistemas de irrigação, aferição e dimensionamento de piquetes, checagem de granulometria forrageira, balanceamento de ração e dieta total.

Em Vida Nova com zootecnista Alexandre Marinho

Cadeia do leite em todo o Estado do Mato Grosso do Sul

O IBS atua desde 2011 no estado do Mato Grosso do Sul em parceria com o SEBRAE/MS. São atendidos produtores rurais das regiões Pantanal, Norte, Costa Leste, Bonito, Dourados e Campo Grande. Atende uma cadeia produtiva do leite que compreende um total de 685 produtores. O programa monitora em todo o estado 1 milhão 776 529 mil litros/leite

 

Grupos de Desenvolvimento Humano

O IBS foi fundado em 2006 por um grupo de de profissionais das ciências agrárias e desde então vem atuando em todo o país com organizações de produtores, comunidades rurais, associações, cooperativas, empresas e entidades governamentais. Algumas das estratégias para garantir o cumprimento de resultados são os GRUPOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO. Na região central do estado (Campo Grande), 30 grupos com um total de 500 produtores que atuam na cadeia da produção leiteira participam de um programa de conscientização.

Produtores em SONORA, com veterinária Marina Grandi

O caminho para melhorar a produção segue pela organização coletiva. “Procuramos nesses grupos, olhar o desenvolvimento não apenas pela produção, mas colaborar com a organização desses produtores”, afirma o agrônomo do IBS, Manoel de Mattos. Para a gestora do SEBRAE no estado, Pauline Barbosa, o trabalho já mostra resultados. “Esses grupos já nos trouxeram casos de sucesso, temos produtores se organizando para criar cooperativas, a gente não tinha isso antes”, afirma Pauline. Para o Diretor do IBS, Luis Henricksen a parceria com o SEBRAE é essencial para a concretização dos programas. “E o envolvimento dos municípios e do governo do Estado sinaliza que a tendência é de aumentar ainda mais o número de produtores atendidos no estado”, conclui.

Mais informações: [email protected]

 

 

 

 

 

Voltar ao topo