Notícias

Mais ações pela parceria entre IBS-SEBRAE, em Goiás

Engenheira agrônoma do IBS em palestra, pela parceria Sebrae em Goiás

O Instituto Biosistêmico em parceria com o SEBRAE realizou mais uma palestra, desta vez em Anápolis-GO para cerca de cinquenta agricultores. Diversas palestras, cursos, dias de campo e oficinas estão sendo realizadas pela parceria SEBRAE-Instituto Biosistêmico em vários estados brasileiros. Em novembro, dias 7 e 21 o SEBRAE com o IBS devem realizar dois dias de campo no município de Jales-SP.

Acompanhem o registro da Prefeitura de Anápolis sobre a palestra realizada pela agrônoma do IBS, Priscila Terrazan

Agricultores de Anápolis

Prefeitura promove oficina para Certificação de Produtos Orgânicos

Agricultores se capacitaram para receber o selo de qualificação da produção hortifrutigranjeira

O setor de agricultura recebe um incentivo especial em Anápolis. Exemplo disso é a oficina de Certificação de Produtos Orgânicos, promovida pela Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, em parceria com o Sebrae. O evento aconteceu nesta terça-feira, 16, no auditório do Núcleo Ambiental do Parque Ipiranga e contou com a presença de dezenas de produtores.

A oficina teve como objetivo de capacitar os produtores orgânicos a se certificaram, recebendo assim o selo de qualidade dos produtos. Cerca de 50 pessoas ligadas às produções hortifrutigranjeiras acompanharam a palestra da engenheira agrônoma Priscila Terrazzan, que explicou o processo para certificação dos produtos.

Priscila Terrazzan explicou aos participantes a necessidade da certificação para ampliar os negócios e garantir qualidade dos produtos. “Temos uma legislação determinando que, para comercializar produtos para hipermercados, é preciso ter essa certificação. Essa oficina é no sentido de indicar que tipo de certificado os produtores vão se enquadrar para poder vender aqui e também fora de Goiás”, contou.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Álvaro Gonçalo, aponta que existem vários produtores de orgânicos em Anápolis, porém a certificação ainda os impede de ampliar a comercialização. “Vamos conseguir agregar mais valor ao produto. Sem dúvidas, essa oficina vai fazer a diferença para o setor de agricultura do município”, comentou.

Produtos orgânicos

Agricultura orgânica é o sistema de produção que não usa fertilizantes sintéticos, agrotóxicos, reguladores de crescimento ou aditivos sintéticos para a alimentação animal. O manejo na agricultura orgânica valoriza o uso eficiente dos recursos naturais não renováveis, bem como o aproveitamento dos recursos naturais renováveis e dos processos biológicos alinhados à biodiversidade, ao meio ambiente, ao desenvolvimento econômico e à qualidade de vida humana.

Tema: produção orgânica

Voltar ao topo