Notícias

Instituto BioSistêmico realiza oficina de mobilização pelo projeto Conexão Mata Atlântica

whatsapp-image-2018-07-15-at-6-04-39-pmEm sequência às atividades do projeto Conexão Mata Atlânica, o Instituto BioSistêmico (IBS) realizou a primeira oficina de mobilização, no dia 05 de julho, na sede administrativa do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Itariru, no município de Pedro de Toledo-SP. No projeto, o IBS executa serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) qualificados para produtores rurais, visando a ampliação de oportunidades econômicas, preservação e recuperação ambiental, incremento da biodiversidade, aumento dos estoques de carbono, fomento a práticas produtivas sustentáveis e a promoção de processos locais de desenvolvimento sustentável.

A atividade teve por objetivo apresentar o projeto Conexão Mata Atlântica, seus objetivos e atividades; sensibilizando as entidades e seus representantes para serem parceiros na iniciativa. Na ocasião, o IBS foi apresentado como instituição executora na Zona de Amortecimento do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Itariru, que abrange os municípios de Miracatu, Itariri, Pedro de Toledo e Peruíbe. Também foram apresentados os instrumentos de mercado –  pagamento por serviços ambientais (PSA), protocolos de certificação orgânica (CERT) e o desenvolvimento de cadeias de valor sustentáveis (CERT), assim como os mecanismos de adesão e participação do projeto.

Outras oficinas como essa estão previstas para serem realizadas no decorrer das próximas semanas nas comunidades rurais do entorno do Parque Estadual da Serra do Mar, nos municípios de Peruíbe, Itariri, Pedro de Toledo e Miracatu. Nesta primeira atividade de sensibilização, participaram a Prefeitura Municipal de Pedro de Toledo, Associação Orgânica do Vale do Ribeira (AOVALE), Núcleo Rural de Peruíbe, Associação Cossoca, Sindicato Rural de Miracatu, Prefeitura Municipal de Itariri e Casa da Agricultura de Itariri.

Voltar ao topo