Notícias

Instituto BioSistêmico participa da Semana de Tecnologia do Sebrae/RJ

No dia de campo, os produtores participaram da montagem de uma pilha de composto, calda biofertilizante e calda bordalesa.

No dia de campo, os produtores participaram da montagem de uma pilha de composto, calda biofertilizante e calda bordalesa.

Durante a Semana de Tecnologia realizada pelo Sebrae/RJ, a unidade IBSagro do Instituto BioSistêmico marcou presença levando informação e técnicas de produção olerícula para produtores de legumes e folhosas. No dia 14 de outubro, a diretora da unidade IBSagro, Priscila Terrazzan coordenou um dia de campo em Paty do Alferes – RJ. No dia 16 de outubro, o consultor do IBS, Oscar Uekawa, realizou uma palestra em São José do Vale do Rio Preto.

“Num contexto de seca preocupante com constantes queimadas, encontramos produtores de folhosas e legumes extremamente interessados por tecnologia de produção olerícola. Em Paty do Alferes, os produtores presentes no dia de campo participam do projeto PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável) e, com eles, pudemos trabalhar as técnicas de manejo integrado de produção de hortaliças”, afirmou a diretora Priscila Terrazzan.

No dia de campo, os pontos mais discutidos foram compostagem e o controle de pragas e doenças. Os produtores participaram da montagem de uma pilha de composto, calda biofertilizante e calda bordalesa.

A palestra do agrônomo Oscar Uekawa abordou manejo integrado de produção sustentável.

A palestra do agrônomo Oscar Uekawa abordou manejo integrado de produção sustentável.

Em São José do Vale do Rio Preto, onde há relatos de pragas já resistentes a inseticidas, a palestra do engenheiro agrônomo Oscar Uekawa abordou manejo integrado de produção sustentável. Nessa região que ainda se recupera da enchente de 2011, os produtores são tradicionais na produção de chuchu, mas buscam a diversificação para o atendimento da demanda local e também para fornecer à capital fluminense, Rio de Janeiro.

De acordo com a diretora da unidade IBSagro, o Estado do Rio de Janeiro tem uma diversidade de clima, solo, relevo e, por isso, cada região deve ser tratada pelas suas características específicas. “Ambas regiões visitadas têm grande potencial para a produção olerícola de qualidade. Ficamos muito satisfeitos em conhecer as práticas de manejo adotadas em Paty e São José, além de apresentar práticas de manejo para o incremento da produção na região”, conclui Terrazzan.

IBSpec

Além da parte teórica, houve demonstrações práticas de exame de ultrassom em bovinos.

Além da parte teórica, houve demonstrações práticas de exame de ultrassom em bovinos.

A unidade IBSpec também marcou presença com três apresentações dedicadas à pecuária leiteira, abordando manejo alimentar, eficiência reprodutiva, qualidade do leite e sanidade animal. No dia 15 de outubro, a apresentação foi no município de Paraíba do Sul e, no dia 16, em Itaperuna. A última apresentação foi realizada em Santo Antônio de Pádua, no dia 17 de outubro.

Cerca de 80 produtores de leite dessas regiões participaram das apresentações. De acordo com o diretor da unidade IBSpec, os participantes ficaram bem interessados nas tecnologias e inovações que foram demonstradas pelo consultor do IBS, o médico veterinário Leandro Bertoco Biata. Além da parte teórica, houve demonstrações práticas de exame de ultrassom em bovinos, além da realização dos testes de qualidade do leite realizados na unidade Vaca Móvel.

Voltar ao topo