Notícias

Instituto BioSistêmico participa da Feira Paraíba Agronegócios em João Pessoa

Entre os dias 20 a 27 de setembro, foi realizada a Feira Paraíba Agronegócios, no Centro de Eventos e Exposição Henrique Vieira de Melo, em João Pessoa-PB. Promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa) em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), o evento teve como objetivo a realização de negócios para o setor agropecuário, comercialização de animais, máquinas e feno, além de apresentar novas tecnologias para os produtores rurais do Estado.

Na oportunidade, o IBS participou com a exposição das unidades Vaca Móvel e Rufião Móvel, com apresentação de soluções tecnológicas que ajudam a melhorar o desempenho na pecuária leiteira. O IBS também apresentou uma unidade demonstrativa de plantação de palma adensada irrigada por gotejamento com energia solar, uma tecnologia desenvolvida e disseminada para os produtores de leite nordestino por meio do Centro de Difusão de Tecnologia instalado em Pombal-PB.

“Para o IBS, foi um excelente oportunidade de mostrar aos produtores da região Nordeste o trabalho de fomento à pecuária leiteira que executamos para o Sebrae/RN no Sertão e no Brejo Paraibano”, destacou o coordenador técnico do IBS na Região Nordeste, Fernando Gomes.

No trabalho de desenvolvimento da pecuária leiteira, o IBS atende 66 produtores na região de Pombal, no Sertão da Paraíba, além de 43 produtores na região de Guarabira, no Brejo Paraibano. Nessas regiões, a consultoria inclui visitas para monitoramento reprodutivo com o Rufião Móvel; monitoramento da qualidade do leite com o Vaca Móvel; além do atendimento de gestão voltado para o manejo nutricional e de rebanho, com orientação sobre despesas e receitas.

Em 2015, nessas regiões, foi intensificado o trabalho de melhoramento genético dos rebanhos realizado no Programa de Inseminação por Tempo Fixo (CRIATF). No mês de setembro, o IBS iniciou o atendimento a um grupo de 100 produtores paraibanos no projeto de ovinos do Sebrae. “O Objetivo é organizar a cadeia produtiva e padronizar a entrega de animais para abate em lotes uniformes em determinados períodos do ano, com melhoria dos preços”, explicou Fernando Gomes.

Voltar ao topo