Entre os dias 15 e 16 de outubro, o Instituto BioSistêmico participou da 3ª Feira de Agronegócio do Café São Paulo, na ETEC Dr. Carolino da Motta e Silva em Espírito Santo do Pinhal-SP, com a apresentação do projeto “Promoção da Agricultura Familiar Sustentável na Cadeia Produtiva do Café”. No espaço do IBS no evento e nas palestras, o público teve a oportunidade de entender como funciona o trabalho desenvolvido nesse projeto e esclarecer dúvidas.
A feira é uma realização do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de E. S. do Pinhal, em parceria com o SEBRAE e as Secretarias Agricultura e Abastecimento e de Turismo do Estado de São Paulo. Nos três dias de evento, marcaram presença produtores de café atendidos pelo IBS no projeto “Promoção da Agricultura Familiar Sustentável na Cadeia Produtiva do Café” dos municípios e regiões de Pinhal, Itapira, Santo Antonio do Jardim, São Sebastião da Grama e Águas da Prata.
“A participação do IBS em eventos como esse é fundamental, pois promove a interação entre os produtores, gera conhecimento e dá maior visibilidade sobre o trabalho de ATER”, destacou o coordenador administrativo Junior Viana. Ele acrescentou que o IBS exerceu um papel importante para que os agricultores familiares se sentissem acolhidos e que tivessem espaço para obter conhecimento e trocar experiências.
Na programação de palestras, o IBS apresentou dois temas voltados para a Agricultura Familiar e Sustentabilidade na Cafeicultura, um com foco em Orientações de Preservação e Regularização Ambiental e outro com foco nas Boas Práticas de Adubação. As duas palestras foram apresentadas no dia 16 de outubro pela engenheira agrônoma Andréa Carvalho que atua no projeto.