Notícias

IBS participa 1ª Feira de Empreendimentos do Projeto Bahia Produtiva

Mel, biscoitos, sequilhos, bolos, pães, coco, cenoura, beterraba, hortaliças, sarapatel, bode assado, artesanatos e muitos outros produtos de associações, cooperativas e grupos produtivos, foram destaque na 1ª Feira de Empreendimentos do Projeto Bahia Produtiva do Território Velho Chico, realizada neste mês de setembro no município de Ibotirama/BA.

O Instituto BioSistêmico (IBS) participou da organização do evento e levou três associações atendidas no projeto nas comunidades Quilombo Tomé Nunes, Quilombo Fortaleza e Riacho dos Cavalos. As comunidades puderam comercializar alimentos e lançaram produtos com rótulos e embalagens adequados para o acesso ao mercado.

O evento contou com 8º Seminário Territorial de Apicultura, no qual o IBS realizou palestra sobre boas práticas na cadeia de apicultura. A palestra foi conduzida pela engenheira de produção Ana Paula Pardinho, que integra a equipe do IBS no Bahia Produtiva. Ela destacou o conceito e a importância das boas práticas e de que forma favorecem a economia do produto e o aumento da comercialização.

Para Maria Bela Ferreira, moradora da comunidade Riacho dos Cavalos, no município de Sítio do Mato, participar da feira foi uma oportunidade de mostrar que os produtos da agricultura familiar têm qualidade e competividade no mercado. A comunidade expos para comercialização produtos de hortifruti.

“O IBS contribuiu para nossa participação neste evento e começou a nos preparar para isso bem antes, com encontros e capacitações voltados às boas práticas e organização da nossa produção”, afirmou Maria Bela.

Joanita Dias de Brito, moradora do Quilombo Tomé Nunes, destacou a importância de expor pela primeira vez os produtos da comunidade, pães, biscoitos e bolachas.

“Com o trabalho do IBS junto com a CAR, nós já melhoramos a qualidade dos nossos produtos que estão expostos na feira e através dessa oportunidade tenho certeza de que vai ser bem mais fácil nossa entrada no mercado”, ressaltou Joanita.

Tópicos: , , , , , ,

Voltar ao topo