Notícias

Instituto BioSistêmico é a primeira empresa no Brasil licenciada pela GLOBALG.A.P.

online-usage-gg_farm_assurer_logo_rgb_300dpiDesde abril deste ano, o Instituto BioSistêmico (IBS) está licenciado para atuar como Farm Assurece da GLOBALG.A.P. (GG), uma organização que certifica produtos agrícolas para o mercado global, referência chave de Boas Práticas Agrícolas (BPA) que abre mercado varejista ao produtor. O instituto é a primeira empresa no Brasil com consultoria capacitada e homologada pela GG para atuar na capacitação de propriedades e processos produtivos.

“O IBS desenvolve projetos junto a produtores rurais para adequação a protocolos de certificação, como de Orgânico, 3S, Fair Trade, FEMAS, UTZ, entre outros e, agora, o GLOBALG.A.P. Esse protocolo, que hoje está amplamente difundido, abrange a gestão da produção, saúde, segurança e bem-estar dos trabalhadores, gestão de resíduos e poluentes, ambiente e conservação, gestão de reclamações, rastreabilidade e segregação e segurança e higiene alimentar”, destacou a diretora da unidade IBSagro, Priscila Terrazzan Callegari, consultora do IBS licenciada pela GG.

Para você entender melhor como funciona a GLOBALG.A.P. e sua importância para o agronegócio do país, entrevistamos o consultor da GG, Marco Giotto, responsável pela coordenação institucional de todos os projetos da organização no Brasil, desde 2015. Giotto tem experiência de 30 anos no setor de alimentos, com ênfase na produção e processamento de vegetais e nas cadeias e distribuição de varejo e food service.

Confira a entrevista!

Marco Giotto. Foto: Arquivo pessoal

Marco Giotto. Foto: Arquivo pessoal

IBS – O IBS é a primeira empresa brasileira a ter a licença para atuar como Farm Assurece do GLOBALG.A.P.? Se sim, qual a importância desse pioneirismo?

Marco Giotto – Sim, o IBS tem a primeira consultoria capacitada e homologada pela GG para atuar na capacitação de propriedades e processos produtivos. Esse pioneirismo do IBS, considerando a sua reconhecida importância nos mais diversos setores produtivos do agronegócio brasileiro, confirma o alinhamento de forças que vem ocorrendo no sentido de colocar a produção nacional de FLV mais próxima dos parâmetros de qualidade e produtividade mundiais. Isso será fundamental para trazer mais renda ao campo, especialmente para a agricultura familiar.

IBS – Contextualize a presença da certificação GLOBALG.A.P. no Brasil e sua importância.

Marco Giotto – A certificação GG no Brasil significa a abertura do mercado mundial para a produção brasileira. Até hoje, ficamos focados fundamentalmente no mercado interno. Como a cadeia de FLV ainda é muito desestruturada no país, não existem parâmetros de classificação tampouco protocolos técnicos de boas práticas agrícolas a serem seguidos. O mercado fica balizado por preços. Já nos acostumamos de certa forma a essa dinâmica, mas os mercados externos já estão, há bastante tempo, exigindo protocolos de boas práticas que tragam mais segurança aos consumidores e ao meio ambiente como um todo.

Como o Brasil sempre foi visto como um potencial “celeiro do mundo”, os grandes compradores mundiais solicitaram à GG que apoiasse um movimento de adequação da base produtiva aos melhores padrões globais de forma a transformar esse potencial de fornecimento brasileiro em realidade.

IBS – E qual a perspectiva do GOBALG.A.P. no país nos próximos anos?

Marco Giotto – As perspectivas são as melhores possíveis, apesar do momento extremamente conturbado que o país vive, política e economicamente. Entendemos que o setor produtivo e as agências de apoio estão tomando consciência que essa estruturação da cadeia produtiva é fundamental para manter a viabilidade das propriedades rurais, especialmente as pequenas e médias. Estamos passando por um alinhamento inédito de forças no setor e, uma vez que os principais agentes da cadeia e do setor público estejam alinhados, teremos o ambiente e a energia necessária para fazer as mudanças.

IBS – O que representa para um produtor participar do GLOBALG.A.P.?

Marco Giotto – Representa fundamentalmente uma demonstração ao mercado que está alinhada com as melhores práticas produtivas mundiais e que tem preocupação com os impactos de sua produção junto aos consumidores e ao meio ambiente. Cabe salientar que os consumidores globais estão a cada dia mais alinhados com essas preocupações e buscam produtos com origem e rastreabilidade claros e consistentes, dentro de protocolos técnicos reconhecidos. Resumindo, estar no sistema GG representa abertura dos mercados de maior valor agregado para o produtor.

Tópicos: , , ,

Voltar ao topo