Notícias

Instituto BioSistêmico e Cargill promovem palestras sobre controle biológico na cultura de soja

Programa de Agricultura Familiar da Cargill

O Instituto BioSistêmico (IBS) e a Cargill promoveram o ciclo de palestras da Safra 2018/2019 entre os meses de novembro e janeiro, para os produtores atendidos no programa de agricultura familiar da Cargill, nos Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraná. “Controle biológico na cultura de soja” foi o tema desenvolvido nas palestras, que abordaram os conceitos desse tipo de controle, as principais pragas e inimigos naturais na cultura, bem como as tecnologias disponíveis no mercado para uso na soja. Ao todo, foram realizadas dez palestras nos quatro Estados citados para um total de 609 participantes.

Nos Estados de Goiás, Minas Gerais e Paraná, as palestras foram realizadas pela Eng. Agrônoma Dra. Marcela Laiz Mora Grande. De acordo com ela, a abordagem desse assunto com produtores da agricultura familiar é muito importante, pois, apesar de ser uma ferramenta que está sendo cada vez mais utilizada, ainda faltam profissionais qualificados para levar até estes produtores informações sobre as opções de táticas de manejo e como utilizá-las.

“O Brasil é um país agrícola e um dos grandes produtores de soja no mundo. Somente a utilização do controle químico, apesar de essencial, não é mais viável devido a diversos fatores como a resistência dos insetos aos produtos químicos. É de fundamental importância informar a esses produtores outras opções de manejo que podem ser utilizadas na cultura da soja, mostrando os benefícios que trazem, para que possamos continuar produzindo com altas produtividades”, ressaltou a Dra. Marcela Laiz.

No Estado de Mato Grosso do Sul, as palestras foram realizadas pela Bióloga Juliana Simonato, Mestre em Ecologia e Doutora em Entomologia, atual Gerente do Laboratório de Entomologia da Fundação MS. Durantes as palestras, ela apresentou alguns resultados de pesquisas desenvolvidas pela Fundação MS, destacando a importância de fazer o manejo integrado de pragas, incluindo o correto monitoramento de pragas na cultura da soja, que é a base para a tomada de decisão no manejo desses insetos.

“O controle biológico é uma importante alternativa no controle de pragas. A transferência de informações sobre essa tecnologia aos produtores se faz necessário. Somente através do conhecimento e entendimento é que os produtores tendem a adotar o controle biológico em suas áreas. Existem vários produtos biológicos disponíveis no mercado, que vem crescendo com pesquisas e inovações, como a utilização de drones nas plantações, facilitando o uso dessa tecnologia. Através do manejo integrado de pragas é possível utilizar os produtos químicos de forma mais racional, trazendo benefícios para o produtor e o meio ambiente”, destacou a Dra. Juliana Simonato.

Em todas as cidades onde foram realizadas as palestras, os produtores foram bastante receptivos ao assunto. Como para muitos o tema ainda é pouco conhecido, as palestras foram um importante momento de aprendizado e esclarecimentos de dúvidas. Os produtores demonstraram grande interesse em conhecer mais sobre esse tipo de controle e seus benefícios para utilizá-lo em prol do desenvolvimento do cultivo de soja em suas lavouras.

Voltar ao topo