Notícias

Instituto BioSistêmico e Cargill distribuem kits para calcular perdas na colheita de soja

Consultor do IBS, Renato Ichisato, durante demonstração do uso do copo medidor em São Mateus do Sul-PR.

Consultor do IBS, Renato Ichisato, durante demonstração do uso do copo medidor em São Mateus do Sul-PR.

Uma tecnologia aparentemente simples ajuda a evitar prejuízos nas lavouras de soja. Trata-se de um copo medidor volumétrico e uma armação de dois metros quadrados que, juntos, são capazes de estimar a quantidade de grãos desperdiçada pela colheitadeira. Desenvolvida pela Embrapa Soja, a metodologia conta com um manual que orienta sobre os índices e os valores relacionados a cada um dos sistemas que compõem a colheitadeira, além de recomendações técnicas.

Pensando em orientar o combate ao desperdício no momento da colheita, o Instituto BioSistêmico (IBS) e a Cargill distribuíram kits com o copo medidor e o manual técnico da Embrapa para os produtores atendidos no programa de agricultura familiar da Cargill, na safra 2015 -2016. Executado pelo IBS nos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Santa Catarina e São Paulo, esse programa leva assistência técnica a mais de 2.200 agricultores familiares que cultivam soja em pequenas áreas.

De acordo com a diretora da unidade IBSagro, Priscila Terrazzan, o método de aferição com o copo medidor é rápido, prático e eficiente para quantificar e qualificar a soja colhida, sem necessidade de interromper a operação de colheita mecanizada.

A perda na colheita do agricultor Luiz Estevam de Souza, em Rebouças-PR, foi menos de meia saca por hectare. Foto: Alexandre do Rio

A perda na colheita do agricultor Luiz Estevam de Souza, em Rebouças-PR, foi  de menos de meia saca por hectare. Foto: Alexandre do Rio

“Após a passagem da colheitadeira, os grãos são coletados em uma armação retangular de 2m², onde uma das medidas é a largura da plataforma de corte da colheitadeira. Esses grãos são depositados no copo medidor de escala graduada que indica diretamente a perda de grãos que está ocorrendo no momento da colheita, em sacos por hectare”, explica Terrazzan.

Desperdício

Segundo dados da Embrapa, a tolerância de perdas é de até uma saca (60 Kg) por hectare para os padrões internacionais. Acima disso é considerado desperdício, mas, no Brasil, há estimativas de perdas de duas ou mais sacas por hectare, em média, o que poderia ser facilmente evitado adotando-se práticas de aferição na colheita.

Com base nesses parâmetros, não houve desperdício na colheita do agricultor Luiz Estevam de Souza, atendido no programa de agricultura familiar da Cargill na cidade de Rebouças-PR. Ele colocou o kit em ação e aferiu uma perda de menos de meia saca por hectare.

“Assim como Luiz Estevam, muitos outros agricultores ficaram contentes com o acesso a essa técnica que é simples de ser aplicada a campo. O copo medidor é uma importante ferramenta, pois demonstra no momento da colheita a necessidade de ajustes na colheitadeira, evitando perdas maiores”, destaca o consultor do IBS, o engenheiro agrônomo Alexandre do Rio que atua no programa da Cargill no Estado do Paraná.

Voltar ao topo