Notícias

Instituto BioSistêmico atende 37 empreendimentos da agricultura familiar pelo Programa ATER Mais Gestão

img-3857

Contratado por meio da Chamada Pública ANATER Nº 006/2018 para execução do Programa ATER Mais Gestão, o Instituto BioSistêmico (IBS) atende 37 empreendimentos da agricultura familiar inseridos no lote 29 do Estado de São Paulo, que abrange as regiões noroeste e oeste do território paulista. O Programa ATER Mais Gestão é fruto de um contrato de gestão entre a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER) e a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), atualmente ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Com o objetivo de promover qualificação, organização social e inserção nos mercados institucionais e privados o Programa Ater Mais Gestão leva Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), gratuita, específica à gestão de cooperativas e associações da agricultura familiar.

Após as ações de mobilização realizadas no início deste ano, os 37 empreendimentos passaram por diagnóstico. A partir dos diagnósticos, foi elaborado um plano de gestão com os temas de atendimentos definidos a partir do grau de maturidade do empreendimento. Com o plano de gestão aprovado, o IBS inicia os atendimentos que devem seguir até dezembro de 2020. Recentemente, todos os beneficiários dos empreendimentos participantes, associados e cooperado, puderam participar de oficina sobre políticas públicas para conhecimento e acesso.

img-3862

A equipe do IBS no Mais Gestão é composta por técnicos de base, que mantêm contatos periódicos com os empreendimentos, e por especialistas conforme a área de gestão a ser apoiada: organizacional, pessoas, financeira e econômica, de processos produtivo, comercial e socioambiental. Todos os profissionais passaram por uma capacitação inicial, de 40h, antes do início dos atendimentos. A execução do programa pelo IBS é coordenada pelo economista Sidnei Nierdele.

Esta é a segunda vez que o IBS executa o Mais Gestão. Entre 2013 e 2015, foi executor da primeira etapa do programa, atendendo 20 empreendimentos nos Estado de São Paulo e Minas Gerais.

“A partir da experiência adquirida na primeira etapa, e com as mudanças ocorridas do Programa como resultado do aprendizado acumulado, percebemos que será possível contribuir para o aprimoramento do processo de gestão dos empreendimentos, cooperativas e associações, que se encontram em diferentes estágios de maturidade organizacional, mas que têm o desejo e se esforçam por permanecer no mercado ofertando produtos da agricultura familiar, dos mais variados e de qualidade”, destaca o diretor da unidade IBSater, Claudio Pinheiro.

Tópicos: , , , , , ,

Voltar ao topo