Notícias

Instituto BioSistêmico apresenta Somos Todos José durante o Conecta Rural em Piracicaba

Este slideshow necessita de JavaScript.

A 1ª edição do Encontro Conecta Rural contou com a participação especial do Instituto BioSistêmico (IBS) que levou a peça teatral Somos Todos José para o evento. Realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Piracicaba (Sema) no dia 25 de outubro, no Varejão da Paulista em Piracicaba (SP), o encontro teve como objetivo promover a aproximação entre agricultores, instituições e empresas do setor agropecuário que atuam na região.

Além da peça promovida pelo IBS na ocasião, a programação do evento contou com palestras, rodas de conversa e exposições de programas e produtos. O público recebeu com entusiasmo o evento, que possibilitou a troca de informações entre as instituições e consumidores. Foi também uma oportunidade para destacar a importância do fomento a políticas públicas para a agricultura local.

“Aceitamos o convite da Prefeitura de Piracicaba para participarmos do evento que tem uma grande importância para o fortalecimento do agronegócio da região. Além disso, foi uma oportunidade de retomarmos contato com outras instituições do setor, já que com a pandemia ficamos mais afastados por um tempo”, relata o diretor do IBS, Ricardo Cerveira, que participou do evento juntamente com a equipe do escritório do IBS em Piracicaba.

Cerveira acrescenta que foi uma grande satisfação promover a peça Somos Todos José em nome do IBS. “O Instituto BioSistêmico valoriza o papel do agricultor para o desenvolvimento do país. E a peça traz essa reflexão sobre a importância do produtor rural, sua condição perante o mundo e que ele deve e pode tomar decisões para progredir em sua atividade”, destaca.

Uma peça de teatro inspirada na experiência de trabalhos do IBS

Encenada pelo ator Manoel de Matos, Somos Todos José busca valorizar o agricultor e sua família, além de provocar reflexões sobre temas atuais e fundamentais, que promovam a construção de um mundo melhor, como a sustentabilidade, senso coletivo, questões de gênero, meio ambiente e a vida no campo.

A peça, que estreou em 2017, é um monólogo que tem o José como protagonista. O texto foi concebido pelo próprio ator que também é consultor do IBS e atua há 20 anos na área de desenvolvimento humano e organização de grupos de agricultores. Formado em Engenharia Agronômica, Manoel de Matos fez formação em Psicodrama que fundamenta seus trabalhos com grupos nas mais diversas regiões do país.

De acordo com Matos, o texto surgiu naturalmente, baseado em histórias reais vividas em muitas das andanças entre diversos grupos de agricultores, muitos deles atendidos em projetos executados pelo IBS pelo Brasil.

O José já andou por um bom pedaço do país e, em quatro anos de estrada, foram 160 apresentações em mais de 100 municípios, em 8 estados brasileiros. A apresentação recente no Conecta Rural foi a terceira realizada em Piracicaba.

Manoel Matos relata que uma das primeiras apresentações logo após a estreia foi realizada em Piracicaba, em 2017. “Tivemos uma excelente receptividade do público do Conecta Rural. É uma peça que costuma chamar atenção em ambiente urbano, pois remete a memórias afetivas de pessoas que já tiveram vínculo ou que ainda mantêm uma relação com o ambiente rural”, ressalta.

“A vida na roça é cheia de poesia, mas a rotina nos cega muitas vezes. Porque temos que resolver os problemas, os desafios diários. Somos Todos José entrega exatamente isso, o que tem de belo na vida cotidiana do campo”, define o ator Manoel de Matos.

Clique aqui e confira matéria detalhada sobre a peça Somos Todos José. Contato para contratação da peça: (17) 99726-0282.

Tópicos: , , , , , ,

Voltar ao topo