Notícias

INCRA/IBS inaugura novo núcleo operacional no Estado

Novo núcleo INCRA/IBS Vale do Ribeira

 

 

O Instituto Biosistêmico (IBS) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) inauguram novo Núcleo de Apoio de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) na cidade de Registro-SP. Os técnicos devem aprimorar o atendimento para um total de 428 famílias em cinco assentamentos na região de Registro-SP

·

Vale do Ribeira ganha escritório de assistência técnica

A Superintendência Regional do Incra em São Paulo e o Instituto Biosistêmico (IBS) inauguraram um núcleo de apoio de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) na cidade de Registro, região do Vale do Ribeira. O superintendente regional do Incra/SP, Wellington Diniz Monteiro, enfatizou a importância do escritório no contexto das políticas públicas de desenvolvimento rural para o Vale do Ribeira, lembrando as diversas iniciativas do governo federal na região, não apenas na área fundiária e agrária, destacando por exemplo a implantação do Instituto Federal de Educação em Registro. Por sua vez, o diretor do Instituto Biosistêmico, Ricardo Cerveira, destacou o empenho da entidade em aprimorar e adequar a prestação de serviços aos assentados da reforma agrária na região, que somam 428 famílias em cinco assentamentos.

A cerimônia de inauguração, que ocorreu no dia 10 de dezembro, reuniu representantes das prefeituras da região, incluindo a prefeita de Registro, Sandra Kennedy, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), de órgãos estaduais como a Fundação de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), entidades de preservação ambiental como o Instituto Socioambiental (ISA), cooperativas de pescadores e representantes de comunidades quilombolas. Além de comemorar a presença da assistência técnica na região, os convidados expressaram a expectativa de avanços na integração das políticas necessárias ao desenvolvimento do Vale do Ribeira, que enfrenta desafios nos indicadores socioeconômicos e de regularização fundiária.

O escritório será mantido, como previsto em contrato, pelo Instituto Biosistêmico – entidade contratada pelo Incra, por meio de chamada pública realizada no final de 2011. O núcleo de apoio de Registro conta atualmente com sete técnicos e integra o Núcleo Operacional da Grande São Paulo, responsável também pelas regiões de Sorocaba e Taubaté.

Serviços de ATER

Os serviços de ATER têm como objetivo principal promover a viabilidade econômica, a sustentabilidade socioambiental e a segurança alimentar e nutricional das famílias assentadas. São fundamentais, portanto, para a qualificação dos assentamentos rurais, tornando-os unidades de produção estruturadas, inseridas de forma competitiva no mercado e integradas à dinâmica do desenvolvimento municipal e regional.

Entre as atividades previstas no edital da chamada pública, estão visitas técnicas aos lotes, oficinas, cursos, dias de campo e reuniões. A assistência técnica também deve assegurar às famílias assentadas o acesso a créditos e a outras políticas públicas, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social (PPAIS).

Fonte: Assessoria de Imprensa INCRA-SP

Fotos:  Douglas Mansur.

http://www.incra.gov.br/index.php/noticias-sala-de-imprensa/noticias/12571-sp-vale-do-ribeira-ganha-escritorio-de-assistencia-tecnica

 

Voltar ao topo