Notícias

IBS retoma os atendimentos da ANATER com medidas de segurança frente à pandemia da Covid-19

IBS

No início do mês de junho, foram retomados os atendimentos nos programas que o Instituto BioSistêmico (IBS) executa para a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER), no Estado de São Paulo. Após as atividades suspensas em março em função da pandemia da Covid-19, as equipes do IBS no Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), Programa Cadastro de Terras e Regularização Fundiária (PCRF) e no Programa ATER Mais Gestão voltaram ao trabalho com uma série de medidas de segurança, estabelecidas para proteção da saúde dos técnicos envolvidos e dos agricultores atendidos.

Para a retomada das atividades, o IBS elaborou um protocolo que orienta procedimentos às equipes que atuam nos três programas. Os atendimentos devem evitar aglomeração e manter o distanciamento. O uso de máscara é obrigatório. O uso de máscara é obrigatório, além da utilização de luvas descartáveis e álcool em gel ou álcool 70° para desinfecção das mãos e utensílios. Essas e as demais medidas adotadas estão de acordo com as orientações dos órgãos de saúde, conforme a ANATER estabelece.

“Temos feito contato com os produtores antes do atendimento, sobretudo no caso dos idosos, para verificar se querem receber nossa visita. Explicamos que estamos tomando uma série de precauções para realizar um atendimento seguro e a visita somente é feita com a concordância do produtor, pois é importante que o produtor e sua família estejam confortáveis em nos receber”, destaca Juliana Trettel que atua com a equipe nas atividades do IBS no PNCF e PCRF que atendem ao todo 31 municípios.

No Programa ATER Mais Gestão são 31 associações ou cooperativas, distribuídas por 23 municípios das regiões Noroeste e Oeste do Estado de São Paulo. De acordo com Sidnei Niederle, coordenador do IBS no Mais Gestão, a expectativa é que todos os empreendimentos sejam atendidos até o final de junho, com o objetivo de dar continuidade ao planejamento de ações estabelecido para cada organização.

“Nós já estamos trabalhando nas agendas para o mês de julho. Ao se manterem as condições atuais, poderemos avançar no atendimento das demandas mais urgentes das associações e cooperativas de agricultores familiares. Neste momento de muita transformação, é necessário reposicionamento, em questões de mercado e de fortalecimento das bases da organização social”, destaca Niederle.

Tópicos: , , , , ,

Voltar ao topo