Notícias

IBS renova contrato com INCRA/SP para ATER

DSC06164O contrato de trabalho do Instituto BioSistêmico (IBS) com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) foi renovado para até 2014 nos assentamentos rurais nas regiões de Araraquara, São Paulo (Vale do Paraíba), Registro (Vale do Ribeira) e Promissão no estado de São Paulo. O trabalho de quase um ano nos assentamentos do estado foi avaliado pelos assentados de forma positiva. E os técnicos em assistência técnica e extensão rural passaram por curso de autoavaliação e replanejamento para os próximos meses.

Estão sendo replanejados o trabalho de ATER que basicamente consiste em encaminhamentos para liberação, acompanhamento e aplicação de créditos para melhorar a produção ou para a habitação rural. Os técnicos também encaminham questões de fundo social e de assistência técnica para a produção e comercialização de alimentos. “Para nós é novo atuar com a reforma agrária, queremos tirar aprendizados para ajustes futuros com a ATER junto ao INCRA, como por exemplo, maior atenção com às questões ambientais ou planos para comercialização”, afirmou aos assentados e técnicos, Cláudio Pinheiro, engenheiro agrônomo do INCRA/IBS, coordenador dos trabalhos de ATER.

O IBS atendeu a proposta de prestação de serviços de ATER junto ao INCRA por meio de Chamada Pública para projetos de assentamento de reforma agrária (Lei 8.666/1993 e Lei 12.188/2010 de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).

Voltar ao topo