Notícias

IBS realiza oficina de formação de agentes comunitários rurais do Projeto Bahia Produtiva

Este slideshow necessita de JavaScript.

O trabalho dos Agentes Comunitários Rurais (ACR) é fundamental para o bom andamento do Projeto Bahia Produtiva. Os jovens ACRs ajudam a conectar a comunidade beneficiária com a equipe de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional do Governo do Estado da Bahia (CAR Bahia) e outros atores sociais e institucionais. Atuam como agente multiplicador do conhecimento nas comunidades em que residem.

Como parte das capacitações e orientação continuada aos ACRs do Bahia Produtiva, o Instituto BioSistêmico (IBS) realizou uma oficina de formação para os agentes comunitários rurais que atuam nos 20 municípios atendidos pelo IBS, nas regiões da Bacia do Rio Corrente, Bacia do Rio Grande e do Velho Chico.

No mês de setembro, foi realizada a primeira oficina presencial com os ACRs, das quatro previstas até o segundo semestre de 2022. A oficina foi realizada em Correntina (9 e 10 de setembro) e Barreiras (13 e 14 de setembro), a fim de facilitar deslocamentos e dar maior garantia ao atendimento de protocolos de prevenção à Covid-19.

Na programação, foram apresentadas e explicadas as atividades de extensão rural que devem ser realizadas pelos agentes comunitários junto aos beneficiários do Bahia Produtiva. Também foram passadas orientações sobre a prestação de contas dos projetos, o que foi conduzido pelos contadores da CAR, que participaram dos encontros.

“O objetivo da oficina foi fazer um nivelamento na formação dos jovens ACR quanto às metodologias e desenvolvimento das atividades que cabem a eles no projeto. Foi também um momento para reprogramar atividades, depois de um longo período de restrições para a realização de atividades presenciais, por conta da pandemia de Covid-19”, destaca Sidnei Niederle, que atua como coordenador pedagógico pelo IBS no projeto.

Capacitação continuada

De acordo com Sidnei, os ACRs dos territórios Rio Corrente  e Velho Chico já vinham sendo acompanhados e orientados pelo IBS nos últimos anos. Parte destes jovens, já são atendidos desde 2017. Os ACR da Bacia do Rio Grande passaram a receber este atendimento do IBS, em julho de 2021.

Atualmente, são 29 ACR supervisionados e capacitados pelo IBS no oeste baiano. Cada jovem é contratado de uma associação de agricultores beneficiária do Bahia Produtiva e exerce atividades de assessoria técnica comunitária, apoiando a produção, a gestão associativa e a comercialização.

“O desenvolvimento das comunidades passa pela internalização de habilidades e capacidades. Para além de investimentos, nas diferentes cadeias produtivas da agropecuária, o Bahia Produtiva estimula processos de inovação com a oferta de serviços de ATER. O ACR, ao realizar as ações de assessoria comunitária, colabora diretamente com esse processo, aprimorando práticas gerenciais nas associações, melhorando a comunicação desta com seus associados”, explica Niederle.

Sidnei acrescenta que o agente comunitário rural, com o apoio da Ater, contribui para articular diversas oportunidades, como o acesso dos agricultores familiares a diferentes políticas públicas sociais e setoriais, avançando na segurança alimentar e nutricional das famílias e facilitação do acesso ao mercado.

Tópicos: , , , , ,

Voltar ao topo