Notícias

IBS realiza a entrega de diagnósticos e planos de ação das propriedades atendidas pelo Soja Plus em Goiás

Programa Soja PlusNesse atendimento, foi explicado ao agricultor cada item que compõe o relatório e o plano de ação. “O diagnóstico tem como objetivo identificar e analisar a situação de cada propriedade, buscando conhecer quais são os principais entraves e desafios a serem superados, para então definirmos as melhores formas de agir, transformar e melhorar a produção de soja de forma sustentável”, destacou a coordenadora técnica de projetos da unidade IBSagro, Débora Marchini.

Para elaborar o diagnóstico de cada propriedade, o IBS aplicou um questionário de avaliação na visita anterior, composto de 181 questões divididas em três temas de sustentabilidade: social, ambiental e produtivo. O questionário foi elaborado com base em 17 quesitos (temas) de fácil compreensão: Controle Financeiro, Moradia para Funcionários, Alojamento para Funcionários, Meio Ambiente e Resíduos, Depósito de Agrotóxicos, Barracão De Máquinas, Lavanderia de Epi’s, Ambiente de Trabalho, Contrato de Trabalho, Gestão de Saúde, Agroquímicos, Ponto de Abastecimento de Combustível, Área de Vivência, Área de Manutenção, Lavagem e Troca de Óleo, Depósito de Embalagens Vazias, Prevenção de Acidentes e Gestão de Risco no Ambiente de Trabalho.

carlos-perinelli-uruacu_goRelatório das ações

As ações realizadas neste último atendimento de outubro e nos anteriores estão todas descritas no relatório de atividades do Programa Soja Plus Goiás, recentemente divulgado. O relatório apresenta as atividades realizadas desde novembro de 2017, até o momento: o lançamento do Programa no Estado de Goiás com sensibilização de produtores, visita de verificação nas propriedades, aplicação do diagnóstico, processamento de informações, cadastro das propriedades, confecção dos relatórios de gestão por propriedade, portal de informações, site, material didático, dias de campo (anual) e seminários regionais. Ao todo foram 34 propriedades atendidas em 17 municípios, com 44 mil hectares de soja monitorados.

No relatório, também foi divulgado um ranking que classifica os produtores, com base em 181 itens estabelecidos em um check list, nas seguintes categorias: ouro (pontuação acima de 80%), prata (pontuação entre 50 e 80%) e bronze (abaixo de 50%). “Com isso temos uma maior facilidade de orientar nossa assistência técnica e cursos necessários para uma melhoria gradativa e contínua das propriedades. Queremos agradecer a Cargill pela confiança depositada e o IBS pela confecção do relatório e ótimo trabalho de campo realizado”, destacou o gerente de sustentabilidade da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE).

Fruto de uma parceria entre Cargill, ABIOVE e IBS, o Soja Plus é um programa de gestão transparente e participativo que busca o melhoramento contínuo da propriedade rural. Capacita gratuitamente os produtores, com distribuição de materiais e promoção de cursos sobre saúde e segurança no trabalho, adequação de construções rurais e regularização ambiental. Além disso, são realizados dias de campos e visitas técnicas para monitoramento de indicadores de desempenho nas propriedades. O IBS é responsável pela aplicação do diagnóstico, plano e ação e acompanhamento da melhoria contínua nas propriedades atendidas.

Clique aqui e acesse o relatório na íntegra!

Voltar ao topo