Notícias

IBS realiza capacitações sobre rastreabilidade no Programa ATER Mais Gestão

Programa ATER MAIS GestãoO Instituto BioSistêmico (IBS) vem capacitando as diretorias dos empreendimentos atendidos pelo Programa ATER Mais Gestão no tema rastreabilidade. No dia 19/11 a capacitação foi realizada na Cooperativa Agrícola de Junqueirópolis-SP. Ministrada pela engenheira agrônoma e doutora em agronomia, Erika Fujita, que atua pelo IBS nesse programa, a capacitação teve como objetivo esclarecer dúvidas dos agricultores, assim como explicar como deve ocorrer o processo de rastreamento, que tem início no preenchimento do caderno de campo em cada cultivo por talhão da propriedade familiar.

Entende-se por rastreabilidade o conjunto de procedimentos que permite detectar a origem e acompanhar a movimentação do produto ao longo da cadeia produtiva, com base em informações devidamente registradas e documentadas. De uma forma simplificada, rastreabilidade é o caminho inverso de uma cadeia produtiva, que permite verificar, dentre vários aspectos, o cumprimento da lei para o uso racional de agrotóxicos.

“Reforçamos a importância do preenchimento de um caderno de campo definido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), junto à ANVISA, através da Instrução Normativa Conjunta Inc N° 2, de 7 de fevereiro de 2018, que está em vigor. Essa normativa é focada na segurança alimentar do consumidor final para que hortaliças e frutíferas frescas não tenham doses de defensivos agrícola além do permitido ou produtos não permitidos para a cultura”, destaca Erika Fujita, que compõe a equipe de capacitação para gestão dos empreendimentos atendidos pelo IBS.

Programa ATER MAIS GestãoDe acordo com Sidnei Nierdele, coordenador do IBS no Mais Gestão, a rastreabilidade deve estar em consonância e conectada com outros temas, como o planejamento de produção e acesso a mercados. Ou seja, há um encadeamento de ações de ATER orientando decisões e ajustando aspectos organizacionais e gerenciais nos empreendimentos.

“Neste momento, especificamente sobre rastreabilidade, estamos trabalhando em duas frentes. A primeira é a sensibilização e esclarecimentos das diretorias e associados, apresentando os aspectos normativos e de implementação da rastreabilidade desde o campo, até a comercialização. A segunda é a avaliação técnica, junto a cada associação ou cooperativa, sobre ferramentas e procedimentos que melhor se adequem a cada realidade”, destaca Nierdele.

O caderno de campo elaborado pela equipe de ATER do IBS e proposto aos empreendimentos atendidos no Mais Gestão é o começo de tudo. É a ferramenta que o agricultor utiliza para registrar práticas de manejo e insumos utilizados para a produção. Com essas informações, as cooperativas e associações oferecem para seus compradores produtos com a segurança do registro de todo o processo produtivo.

Sobre o programa

Com o objetivo de promover qualificação, organização social e inserção nos mercados institucionais e privados, o Programa Ater Mais Gestão leva Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), gratuita, específica à gestão de cooperativas e associações da agricultura familiar. O Programa ATER Mais Gestão é fruto de um contrato de gestão entre a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER) e a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), atualmente ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Contratado por meio da Chamada Pública ANATER Nº 006/2018 para execução do Programa ATER Mais Gestão desde janeiro de 2019, o IBS atende 31 empreendimentos da agricultura familiar inseridos no lote 29 do Estado de São Paulo, que abrange as regiões noroeste e oeste do Estado de São Paulo.

Tópicos: , , , , ,

Voltar ao topo