Notícias

IBS realiza Capacitação em Boas Práticas Apícolas pelo Programa ATER Mais Gestão

Programa ATER Mais Gestão

O Instituto BioSistêmico (IBS) realizou uma capacitação em “Boas Práticas Apícolas – Beneficiamento do Mel”, no município de Tupã-SP, no Auditório da Cooperativa de Eletrificação Rural da região de Tupã, no dia 22/02. Ministrada pela engenheira agrônoma Erika Fujita, a capacitação faz parte das ações do IBS no âmbito do Programa ATER Mais Gestão, desenvolvido pela Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER).

Participaram produtores da Associação dos Apicultores de Marília e Região (AMAR), Associação dos Bananicultores de Tupã e outros empreendimentos que se interessaram pelo tema. Durante a capacitação, foram trabalhados os seguintes temas: boas práticas de fabricação, controle de qualidade, detalhamento do fluxograma do beneficiamento do mel, limpeza e higienização de equipamentos e utensílios, além de orientações de uso de uniforme e de condutas para a manipulação

“Com o conhecimento atualizado sobre os procedimentos que devem ser tomados na manipulação do mel, assegura-se um produto dentro dos padrões de qualidade e das exigências da legislação. O resultado é um mel seguro para o consumidor, livre de qualquer sujidade e contaminação microbiológica. Isso dá credibilidade ao produto que tem qualidade assegurada, o que contribui para agregar valor no mercado”, destaca Erika Fujita.

A engenheira agrônoma acrescenta que processar ou beneficiar alimentos é uma responsabilidade muito grande. “Cometer um único erro é o suficiente para acabar com a imagem da empresa. Por isso, todo cuidado é pouco para evitar erros no preparo e para garantir um produto seguro e de qualidade para o consumidor”, alerta.

Para o presidente da Associação dos Apicultores de Marília e Região (AMAR), Fernando Ferreira, a capacitação atendeu a uma demanda essencial dos produtores, pois as Boas Práticas de Fabricação são uma obrigatoriedade do MAPA e da ANVISA. “Para nós, são fundamentais as noções de um bom manejo para a produção de um produto com qualidade, que dê a certeza de um produto seguro, livre de contaminação, para o consumidor”, afirma.

 

Tópicos: , , , , , ,

Voltar ao topo