Notícias

IBS realiza avaliações finais do trabalho de aumento da sustentabilidade da unidade de produção cafeeira

Itapira-SP

Itapira-SP

Desde o início de março, o Instituto BioSistêmico (IBS) vem realizando as avaliações finais do Programa de Promoção da Agricultura Familiar Sustentável na Cadeia Produtiva do Café da Chamada Pública 08/2013 da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário. O IBS executa esse programa de ATER desde maio de 2014, atendendo cerca de 600 famílias em 11 municípios do Estado de São Paulo, na região da Mogiana Paulista. Nestas avaliações, são apresentados os resultados alcançados e debatidos os desafios das famílias na busca pela sustentabilidade da unidade de produção familiar de café.

“É o momento de avaliar em que medida o programa contribuiu para o aumento da sustentabilidade da propriedade cafeeira, considerando também suas organizações sociais, além de ser uma oportunidade para reflexão sobre demandas de continuidade dos trabalhos”, ressaltou o técnico ambiental Júnior Viana, que apoia a coordenação do projeto.

Além da avaliação das etapas do programa e das ações executadas pelo IBS, é aplicado um questionário para os produtores apontarem o grau de satisfação e percepção sobre mudanças no que se refere à sustentabilidade da propriedade cafeeira, levando em conta os aspectos econômico, social e ambiental. Na oportunidade, os agricultores também podem sugerir temas e ações para projetos futuros. Até o mês de abril, a equipe do IBS segue realizando as avaliações que passarão pelos 11 municípios que integram o programa: São Sebastião da Grama, Santo Antônio do Jardim, Itapira, Serra Negra, Amparo, Socorro, Monte Alegre do Sul, Águas da Prata e Itapira.

De acordo com Junior Viana, as avaliações são fundamentais para que os produtores possam se expressar e participar de forma direta nas ações positivas e negativas da chamada. “Há sempre um retorno positivo com relação aos atendimentos realizados pela equipe, o que traz uma grande satisfação, pois sabemos da complexidade e das necessidades dos agricultores. Do início ao fim, a equipe tem ido a campo e dado a sua melhor contribuição. E é isso que os produtores vão levar, a troca de experiência e novos aprendizados”, concluiu.

Tópicos: , , , , ,

Voltar ao topo