Notícias

IBS promove encontros para promoção de SAN no projeto Bahia Produtiva

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Instituto BioSistêmico (IBS) realizou, entre os dias 6 e 10 de dezembro, encontros comunitários e outras atividades de formação, com o suporte da VP Nutrição Funcional, empresa que assessora o Projeto Bahia Produtiva na execução de um Plano de Ação em Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).

A programação contou com a Nutricionista e Chefe de Cozinha Veranúbia Mascarenhas, da VP, responsável pela produção e compartilhamento dos conteúdos. As atividades foram realizadas em comunidades atendidas pelo IBS no projeto Bahia Produtiva, no oeste baiano.

Os encontros integram o Plano de Ação de Segurança Alimentar e Nutricional do projeto Bahia Produtiva. O objetivo é aumentar a diversidade dietética do consumo alimentar dos agricultores e agricultoras da Bahia.

As atividades de capacitação e orientação técnica executadas pelo IBS no âmbito do plano de SAN abordaram temas como a melhoria na qualidade e quantidade da alimentação, o aprimoramento de práticas agropecuárias, além do resgate e valorização da cultura alimentar da região e o aproveitamento integral de alimentos.

“Avaliamos como muito positivas as ações, dado que mobilizaram as comunidades e fomentaram diálogos fundamentais. Além disso, continuamos fortalecendo a parceria com a Escola Família Agrícola – EFA de Correntina e seguimos com a estratégia conjunta de manutenção do banco de germoplasma de PANC”, destaca Sidnei Niederle, que compõe a equipe do IBS no projeto.

Como estratégia de promoção da SAN entre as comunidades atendidas pelo Bahia Produtiva, o IBS e a EFA de Correntina implantaram, em 2018, um banco de germoplasma de plantas alimentícias não convencionais (PANC). “Desde então, mudas e sementes de PANC estão sendo distribuídas nas comunidades, o que certamente dará, ainda, muitos frutos”, adianta Niederle.

Tópicos: , , , , , , ,

Voltar ao topo