Notícias

IBS promove ações para impulsionar as vendas dos agricultores da região do Vale do Ribeira e Baixada Santista

Encontro foi realizado com produtores da Associação de Empresários Rurais de Pedro de Toledo.

Nos três primeiros anos de execução do Projeto Conexão Mata Atlântica, o Instituto BioSistêmico promoveu a produção sustentável de alimentos entre os agricultores beneficiários atendidos na região do Núcleo Itariru do Parque Estadual Serra do Mar (PESM-NITA), no Estado de São Paulo. O trabalho das equipes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) do IBS contribuiu para melhorias na qualidade dos produtos e na produtividade.

Com produtores mais capacitados tecnicamente para uma produção sustentável e eficiente, chegou o momento de ampliar ainda mais os canais de comercialização dos produtos cultivados na região. Ações relacionadas a acesso ao mercado serão intensificadas nesta nova etapa do projeto iniciada em dezembro.

Ampliar as possibilidades de mercado para a produção local foi o objetivo principal de duas reuniões promovidas pelo Instituto BioSistêmico, no mês de dezembro.

“O primeiro encontro foi realizado com produtores da Associação de Empresários Rurais de Pedro de Toledo e discutiu as premissas para a comercialização no mercado convencional. Foram abordados temas como qualidade, frequência e quantidade da produção, além de preço de comercialização e logística”, relata Humberto Eduardo Reis, consultor do IBS, que participou das duas ações.

Na segunda reunião, que foi realizada na Associação Comercial de Peruíbe, foi feita a apresentação da Associação de Empresários Rurais de Pedro de Toledo para representantes da cadeia hoteleira, evidenciando as vantagens competitivas da organização perante os concorrentes, como preço, qualidade e logística.

Reunião realizada na Associação Comercial de Peruíbe.

“Foi uma reunião importante para viabilizar um novo canal de comercialização. Por ser uma região turística, em época de alta temporada recebe muitos visitantes. Neste contexto, o nicho de mercado – como pousadas, quiosques e restaurantes – pode e deve ser abastecido pelos produtores locais”, destaca Thais Lima, coordenadora das ações do IBS no Conexão Mata Atlântica.

Nesta articulação com atores locais em prol do fomento da agricultura familiar da região, o Instituto BioSistêmico conta com a parceria da Prefeitura de Peruíbe e a Associação Comercial de Peruíbe.

De acordo com Thais, essa aproximação com a rede de estabelecimentos voltados ao turismo pode beneficiar produtores dos quatro municípios atendidos pelo IBS no projeto: Miracatu, Pedro de Toledo, Itariri e Peruíbe.

Conforme explica Humberto, novos mercados estão sendo abertos, envolvendo outros produtos, organizações de produtores e até mesmo produtores individuais. Ele destacou o potencial do nicho das frutas da Mata Atlântica e das Plantas Alimentícias não Convencionais (PANCs) que também são demandadas pelo setor hoteleiro, utilizadas em sucos e refeições, além do palmito pupunha que pode ser servido como petisco nos quiosques à beira mar.

“Capacitar os agricultores para o empreendedorismo rural é uma questão vital para o desenvolvimento socioeconômico das famílias. A partir do momento em que eles começarem a posicionar melhor seus produtos no mercado, reduzindo as perdas, com maior segurança e domínio dos custos, perceberão que é possível sobreviver dignamente no campo, respeitando o meio ambiente e proporcionando um futuro melhor para suas famílias”, acrescenta o consultor do IBS.

Tópicos: , , , , , , , ,

Voltar ao topo