Notícias

IBS participa do lançamento da Frente Parlamentar de Apoio à Extensão Rural no estado

Frente ATER Foto: Marco Antonio Cardelino ALESP

Frente ATER
Foto: Marco Antonio Cardelino ALESP

O Instituto Biosistêmico (IBS) participou essa semana de ato oficial de lançamento da “Frente Parlamentar de Apoio à Extensão Rural”, uma iniciativa da Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) que contou com exposição de pesquisadores e de agricultores familiares, com a presença do Superintendente do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA/SP), Wellington Diniz Monteiro e com a presença do delegado federal agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em São Paulo, Reinaldo Prates.

Mais compromisso com a agricultura familiar

O coordenador da ações de Assistência técnica e extensão rural do IBS, Edivar Lavrati esteve presente no lançamento da frente parlamentar. “Consideramos a iniciativa como um marco no estado, importante a ALESP se preocupar com o tema”, afirmou Lavrati. A agrônoma e professora titular da Universidade Estadual de Campinas, Sonia Bergamasco, especialista em extensão rural para o desenvolvimento socioeconômico falou sobre os desafios da extensão rural no Brasil e no Estado de São Paulo. O evento também contou com representantes de organizações como Associação dos Assistentes Agropecuários do Estado de São Paulo (Agroesp), Associação dos Funcionários da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Afitesp), Associação dos Servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Assincra-SP), Associação Paulista de Extensão Rural (Apaer), Federação da Agricultura Familiar (FAF), Federação das Associações de Produtores Rurais das Microbacias Hidrográficas do Estado de São Paulo (Famehesp), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp) e Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (Sindfa).

A Frente Parlamentar de Apoio à Extensão Rural será coordenada pelo Deputado Zico Prado (PT) e é integrada por 32 deputados estaduais que se comprometeram com o fortalecimento da extensão rural na agricultura familiar. Na Câmara dos Deputados em Brasília, também há uma frente pela extensão rural, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo é a 6º do estado a instituir a frente.

 

Voltar ao topo