Notícias

IBS participa do 4º Torneio Leiteiro e do 3º Concurso de Bezerros de Pombal

Vaca Fubá - a grande campeã do torneio com média 30 quilos de leite por dia.

Vaca Fubá – a grande campeã do torneio com média 30 quilos de leite por dia.

O Instituto BioSistêmico (IBS) participou do 4º Torneio Leiteiro realizado no Parque de Exposições Atêncio Bezerra Wanderley, no município de Pombal entre os dias 24 e 26 de agosto. A equipe do IBS colaborou na organização do torneio, além de realizar palestras técnicas na programação que também contou com o 3º Concurso de Bezerros. O evento foi promovido pela COOPERLEITE com apoio do SEBRAE Paraíba e da Prefeitura Municipal de Pombal.

Segundo o coordenador técnico do IBS na região Nordeste, Fernando Gomes Almeida, os produtores atendidos pelo IBS no projeto de fomento à pecuária do Sebrae Paraíba participaram do torneio e do concurso de bezerros, obtendo boas classificações dos respectivos animais. “Esse evento tem como objetivo fortalecer a atividade na região e, principalmente, medir o melhoramento genético dos rebanhos dos produtores atendidos pelo IBS em parceria com o Sebrae na região de Pombal”, explicou.

Animais do rebanho da Fazenda Areia Branca do município de Pombal, onde funciona o Centro de Difusão de Tecnologia (CDT) do IBS, também tiveram uma boa classificação. Uma das vacas do CDT foi a grande campeã do torneio, com uma produção diária de cerca de 30 quilos de leite nos três dias de evento. Essa vaca também levou o primeiro lugar na categoria Vaca Pardo Suíço. Já a vaca Chatinha levou o segundo lugar na categoria Vaca Girolando, com produção média de 25 quilos de leite por dia. Outro animal vencedor foi o bezerro Careta Halley, classificado como melhor macho da exposição na categoria bezerro maior. O Careta Halley é fruto de inseminação artificial realizada no CRIATF, projeto de melhoramento genético do IBS.

 

Tópicos: , , ,

Voltar ao topo